Quais são os 3 elementos essenciais para seus textos faturarem mais?

Elementos para textos faturarem mais
Elementos para textos faturarem mais

Além de possuir alguns elementos essenciais, a boa escrita possui entre outros benefícios, a possibilidade de retorno financeiro consistente, mesmo que a produção de conteúdo não seja seu foco.

Priorizar a comunicação efetiva fará com que você possua maiores possibilidades de fechar negócios e também terá um caminho mais farto na busca por melhores oportunidades.

Ao trilhar um caminho profissional, principalmente lidando com a produção de conteúdo e as relações comerciais, e possível identificar que alguns elementos são essenciais para persuadir as pessoas quanto a necessidade de apoio à seus projetos.

Os elementos essenciais

Dentre os elementos essenciais para seus textos faturarem mais, 3 se destacam dos demais:

Transparência

Sinceridade e honestidade são a base de qualquer relação e no âmbito profissional essas características se tornam o seu cartão de visitas.

Nenhum cliente ou parceiro deseja se relacionar com um profissional que não seja sincero e honesto.

Basta transpor esse pensamento para as nossas relações do dia a dia. Os contratos de prestação dos serviços com bancos, telefonia, internet, televisão.

Em alguns momentos ficamos com a nítida sensação de que alguma informação não foi divulgada, como se estivessem escondendo algo.

Não ser transparente no início de qualquer relação pode ser uma falta gravíssima para sua continuidade.

Objetividade

Já diz o poeta que “tempo é dinheiro”. Mesmo se não fosse, o tempo é um elemento valioso demais para que o percamos em meio a enrolação.

A objetividade é essencial para que você consiga chamar ou manter a atenção das pessoas para sua comunicação.

Não há nada pior que um interlocutor dar voltas e mais voltas para chegar ao ponto que deseja.

Como referência, siga a orientação do professor Othon Garcia, que publicou em seu livro, Comunicação em prosa moderna, que as principais informações devem vir logo no início do seu texto.

Desta maneira são grandes as chances de seu leitor ou cliente ouvir ou ler com prazer a mensagem que você tem a passar, pois a cada frase ele percebe a importância da informação que é passada.

Nível correto de informatividade

Parte da eficácia de um texto é garantida utilizando informações que o leitor já conheça para introdução de novas que não sejam de seu conhecimento.

Este elemento é parte da informatividade, que é definida como o grau de previsibilidade de uma informação em um conteúdo.

Porém muitos profissionais utilizam este elemento de maneira incorreta, pois acabam introduzindo informações desnecessárias (linguagem técnica, por exemplo), o que causa confusão nos leitores, pois perde-se o foco da mensagem.

Por outro lado, se houver um excesso de informações já conhecidas, o conteúdo perderá o interesse.

Para que a informatividade funcione corretamente, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre informações novas e conhecidas, para que desta forma a sua comunicação seja fluida.

Fique atento pois estes elementos funcionam para todo tipo de comunicação. Eles não ficam restritos à artigos, cartas, e-mails.

Sua utilização vai muito além. Se encaixam muito bem na comunicação oral, palestras, apresentações e conversas informais.

Adote estes elementos em sua comunicação e se surpreenda com os resultados.

Aproveite também para curtí-lo e compartilhá-lo com aqueles que você sabe que o utilizarão com fervor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *