Conheça 5 dicas para criação de vínculos emocionais com clientes

Conheça 5 dicas para criação de vínculos emocionais com clientes
5 dicas para criação de vínculos emocionais com clientes

A criação de vínculos emocionais com um cliente é um dos elementos responsáveis pela elevação nas vendas e aumento na fidelização.

E isso ocorre graças à combinação de fatores como oferta de produto qualificado ou o relacionamento estabelecido com os clientes.

Daí a necessidade em saber estabelecer vínculos emocionais com os consumidores.

Aos estabelecer este tipo de vínculo sua empresa é vista de maneira especial, resultando em aumento nas vendas recorrentes e nos valores gastos pelo público.

Também será resultado do vínculo criado a propagação espontânea de seu serviço ou produto por seu cliente, já que o tratamento que ele recebe cria a percepção de exclusividade.

Então, para que você não perca mais clientes vamos explicar neste artigo o que são vínculos emocionais, como estabelecê-los e porque são tão importantes.

A criação dos vínculos emocionais

Vínculos emocionais não são resultado do acaso. Sem o devido planejamento estratégico os resultados ficarão longe do que você realmente deseja.

E para que este planejamento possa fluir com o mínimo de imprevistos são necessários 5 passos.

Personalização do atendimento

A abordagem amistosa de sua empresa, sem dúvida, será melhor considerada por uma pessoa, despertando também o seu apreço.

Por isso procure garantir uma sensação de conforto, através de seu atendimento, nas pessoas que mantiverem contato com seu negócio. Simpatia e atenção são fundamentais.

E essa postura também deve fazer parte de sua comunicação digital. Personalize suas mensagens sempre tratando sempre seu cliente de forma nominal.

Até mesmo os processos automatizados precisam deixar claro que nos bastidores de um atendimento existe uma pessoa e que cada consumidor é valorizado. 

Como ponto de atenção  não permita a perda de qualidade quando for necessário aumentar a produtividade de seu negócio.

Conhecimento detalhado do cliente e suas necessidades

Se relacionar com pessoas sem conhecê-las é uma dificuldade que não se limita às relações pessoais.

No universo comercial os detalhes sobre seus clientes, bem como a compreensão sobre suas necessidades são fundamentais.

O nível de satisfação dos seus clientes está direta e intimamente relacionada a serviços e produtos que atendam suas dores, resolvendo sua necessidade.

O papel de um empresa é identificar a realidade de seus clientes e ofertar a solução correspondente fortalecendo o relacionamento.

Investimento em marketing sensorial

O Marketing sensorial é um método utilizado para exploração dos cinco sentidos humanos com o objetivo de criar um vínculo emocional com seu cliente.

Para este elemento a utilização da criatividade é a chave para alcance dos objetivos traçados.

Sua empresa precisa estabelecer maneiras para atingir os clientes através de todos os seus sentidos.

A oferta de doces, como chocolate por exemplo, música ambiente agradável e cores emocionais são exemplos de ações para se realizar.

O foco deve ser a exploração das diversas possibilidades disponíveis e buscando encontrar a que produza os melhores resultados.

Treinamento de sua equipe

Ao contatar sua empresa o cliente precisa compreender e sentir exatamente o que representa.

Se o posicionamento nas mídias sociais for um, bem como nas campanhas, e ao receber a abordagem do time de atendimento houver diferença, a força do seu discurso será reduzida.

Sendo assim, o treinamento é fundamental para equalizar as vozes de seus times, garantindo assim uma comunicação eficiente.

Obter feedbacks de seus consumidores

Os feedbacks fornecidos por seus clientes é meio de identificação dos pontos negativos e positivos de sua empresa.

Lidar com os feedbacks é fundamental para evolução e seu negócio, pois através deles você conseguirá identificar quais elementos precisam ser melhorados e quais devem ser mantidos.

Seja ao vivo ou por canais não instantâneos é importante disponibilizar um meio de contato, permitindo que seus clientes tenham voz.

Providencie canais transparentes e através dos quais os clientes consigam acompanhar o retorno do posicionamento que fizeram.

Medição do vínculo emocional

Métricas são elementos fundamentais no sucesso das estratégias de negócios.

Desta forma, a medição dos vínculos emocionais estabelecidos é muito importante, pois é o elemento que permitirá calcular a eficiência de sua estratégia.

E para esta medição recomenda-se a utilização do Customer Emotional Value – CEV. Essa medida aponta o grau de conexão emocional dos clientes com sua empresa.

Também é responsável pela avaliação de sentimentos e emoções despertadas por um negócio em seus consumidores.

O Customer Emotional Value é determinado a partir da identificação do grau de interferência das emoções sobre os vínculos com uma marca específica.

São consideradas 10 sentimentos principais e emoções que são combinados em cinco pares opostos: feliz e triste, encantado e decepcionado, seguro e inseguro, respeitado e respeitado e próximo e distante.

O indicador pontual apresenta variação entre 0 e 100, sendo que quanto maior a proximidade de 100, maior o grau do vínculo emocional estabelecido.

O cálculo é realizado a partir de uma indicação numérica do cliente para cada um dos pares de emoções.

Na sequência será necessário realizar a soma das respostas e dividir o resultado pelo número de alternativas utilizadas para obter o resultado.

Os resultados obtidos são divididos em um total de 5 sessões onde suas extremidades são identificadas como haters e lovers.

O haters, localizados na sessão de 0-20 pontos se caracterizam pelo desconforto e infelicidade em relação à sua empresa.

Já os lovers, localizados na sessão de 81-100 pontos são caracterizados pela extrema satisfação em relação à seu negócio.

Nas sessões intermediárias, de 21-80 pontos, estão os indiferentes, que seguirão para uma das extremidades de acordo com as ações estabelecidas por sua empresa.

Como você pode observar estabelecer vínculos emocionais é uma metodologia fundamental para despertar o encantamento e o engajamento espontâneo para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *