Confira 6 dicas para conquistar mais tráfego em seu site

Dicas para conquistar mais tráfego nos sites de pesquisa
6 dicas para conquistar mais tráfego nos sites de pesquisa

Quando o assunto é tráfego para sites muitos proprietários começam a demonstrar uma grande preocupação, afinal um negócio pode não ter o sucesso esperado se não houver público.

Palavras-chave relevantes e backlinks são alguns elementos que podem contribuir para o aumento de visitas em seu site.

Porém para que o aumento de visitantes seja consistente e contínuo é necessário se aprofundar mais na otimização de seu site a fim de obter o tráfego equivalente a qualidade de seu conteúdo.

Neste texto vamos trazer 7 dicas de otimização para que seu conteúdo alcance o número de visitas necessário para brilhar.

Indexação

Para que seu site consiga visitas através de pesquisas dos mecanismos de busca é necessário que esteja indexado. 

Isto significa que ele precisa constar do índice dos buscadores para que apareça nos resultados das buscas.

Para verificar se uma página está indexada você pode utilizar o método de cache ou o Google Search Console.

Através do cache você precisa acessar a página do Google e digitar na barra de pesquisa: cache:[o URL que você deseja verificar]. 

Se a sua página estiver indexada, será exibida sua versão em cache juntamente com a data em que foi salvo o último backup. Porém se a página não estiver indexada será apresentado o erro 404.

Ao utilizar o método cache você pode se deparar com algumas desvantagens, como por exemplo a página, eventualmente não ser exibida em cache, o método não ser 100% preciso, além de conseguir consultar apenas uma URL por vez.

Ao optar pelo Google Search Console você poderá confirmar a indexação de sua página acessando o menu de relatórios da ferramenta.

Diferentemente do método cache, no search Console você conseguirá ver todas as páginas que estão indexadas com informações de erros, além de poder identificar páginas que tenham sido excluídas.

Melhorar sua taxa de cliques (CTR)

A segunda dica é melhorar sua taxa de cliques. Para isso é necessário que sua página seja atrativa ao ser visualizada nos resultados de buscas.

Escolha tag de título e meta descrição chamativas e sedutoras. Se o título da página for extremamente atraente poderá ser utilizado como tag.Vale lembrar que a palavra-chave não pode ser deixada de lado neste momento.

A sua meta descrição deve trazer um resumo sobre a página de modo a induzir o usuário a clicar e ler todo o conteúdo. Evite utilizar a primeira frase do conteúdo.

Reduzir sua taxa de cliques

A taxa de cliques é um elemento importante e ambíguo, pois ao mesmo tempo em que demonstra o interesse de seu público por seu conteúdo, também comprova que este a falta de atratividade de sua página.

Uma alta taxa de cliques indica ao mecanismo de busca que seu conteúdo não satisfez a necessidade dos usuários ao acessar seu conteúdo.

Desta forma, além de atraente, seu conteúdo precisa ser muito útil, pois a taxa de cliques influencia diretamente na posição de sua página nos resultados de buscas.

A redução em sua taxas de cliques está relacionada a satisfação dos usuários e à promessa existente no título e na meta descrição.

Uso de links internos

A estratégia de backlinks é muito importante para os objetivos que você estabelece quando o assunto é SEO.

Mas e os links internos? Você tem dispensado à eles a atenção necessária? Deixar de lado o uso deste tipo de link pode ser fatal para seu negócio.

Isso porque ao não distribuir links internos em seus conteúdos você estará desperdiçando uma oportunidade de mostrar à seus usuários a eficácia de seu site.

Os links internos permitem que você mantenha os visitantes em suas páginas por mais tempo, satisfazendo totalmente a necessidade de informação que eles possuem.

Além disso, você estará mostrando aos mecanismos de buscas exatamente o que são suas páginas, contribuindo para o aumento de sua reputação.

Este tipo de vínculo também contribui para facilitar o rastreamento e indexação de seus conteúdos.

Validar e corrigir backlinks quebrados

O uso de backlinks requer uma atenção muito especial, pois eles precisam ser acompanhados constantemente.

Isso porque, por conta de alguma atualização a URL inicial não está mais acessível, e como backlinks são um dos principais fatores de rankeamento nos mecanismos de busca, é  fundamental que funcionem corretamente.

No mercado digital existem várias ferramentas que auxiliam na identificação de links quebrados.

Após a identificação backlink quebrado insira um redirecionamento 301 apontando para uma nova página como maior relevância e republique a página na antiga URL.

Busque pelos usuários que mencionam sua marca

Em diversos momentos os usuários costumam mencionar seu site ou conteúdo, mas acabam não criando o vínculo correspondente.

O processo de correção é simples mas passa, primeiramente, pela identificação das pessoas que mencionam seu conteúdo.

Uma forma de realizar esta identificação é configurar alertas através do Google Alerts. Após identificar que faz a menção basta entrar em contato com ele e sugerir a adição do link de seu conteúdo.

Mostrem a relevância de seu conteúdo para convencê-los a realizar o backlink para suas páginas.

Após mergulhar nestas dicas e colocá-las em prática você perceberá que os detalhes fazem toda diferença ao buscar tráfego para o seu site. Porém são detalhes simples e fáceis de identificar e corrigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *