O que é a Regra das 5 horas e como aplicá-la em suas atividades

A regra das 5 horas: tempo para aprendizado e novos conhecimentos
A regra das 5 horas: tempo para aprendizado e novos conhecimentos

A regra das 5 horas, muito utilizada por pessoas bem sucedidas, pode e deve ser aplicada por pessoas que almejam o sucesso.

Porém para muitos, o conceito que ela carrega pode ser um grande inimigo, principalmente por lidar com hábitos e costumes.

Se você deseja saber o que é a regra das 5 horas e como absorvê-la, continue a leitura deste artigo e confira os seus detalhes.

Principais desculpas em meio a falta de tempo

Em meio a uma rotina atribulada, parte integrante de uma agenda apertada, você sempre arranja uma desculpa para postergar alguma atividade que não julga importante.

Pior, mesmo com a ciente da importância da atividade, fica protelando tentando se convencer que sempre haverá tempo para cumpri-la.

Todos sabemos de nossas necessidades quanto aos momentos de lazer e descontração.

Mas você acha que ao abrir espaço para lazer e entretenimento na maior parte do tempo, conseguirá ser um profissional bem sucedido?

As pessoas excepcionais vão além, e a melhor forma de alcançar este padrão é tornar o aprendizado um de seus principais aliados.

E um meio para tornar este desejo sua principal realidade é a adoção da regra das 5 horas. 

O que é a regra das 5 horas

A regra das 5 horas possui um conceito básico e direto: independentemente da quantidade de atividades que possua em sua agenda, você precisa se dedicar ao aprendizado.

Você deve reservar ao menos 1 hora por dia, que totalizará 5 horas durante uma semana, para estimular seu aprendizado e conhecimento.

Thomas Corley, autor do livro “Rich Habits: The Daily Success Habits Of Wealthy Individuals” definiu este hábito como “floco de neve”.

A ideia deste hábito é acumular enorme quantidade de conhecimento a ponto de ser desenvolvida uma avalanche de sucesso de acordo com o nível acumulado.

Mas sabe porque a regra das 5 horas é tão bem conceituada? Por ser uma metodologia comum entre as pessoas bem sucedidas e financeiramente prósperas.

Também foi Thomas Corley, através de uma pesquisa realizada durante 5 anos, que conseguiu identificar dois dos principais hábitos de pessoas bem sucedidas.

E nesta pesquisa ele direcionou seu foco para observação dos hábitos de 200 pessoas prósperas, sob o aspecto financeiro e concluiu que:

  • Essas pessoas quase não assistem televisão;
  • Essas pessoas dedicam boa parte do tempo que possuem para ler e buscar novos conhecimentos.

Como aplicar a regra das 5 horas 

Neste momento você deve estar se questionando quanto a dificuldade em praticar a regra das 5 horas.

Como toda mudança de hábito, executar esta regra não será uma tarefa simples, se você não tiver consciência do retorno que será proporcionado.

Porém se você prestar muita atenção ao detalhes da regra, perceberá que não se trata de uma atividade de extrema dificuldade.

Para aplicar a regra das 5 hora você precisa se comprometer com a execução de 3 passos bem objetivos:

Esqueça as desculpas

A primeira etapa e principal atitude a ser tomada na regra das 5 horas é deixar as desculpas de lado.

Justificar a não execução da regra por conta de sua agenda atribulada, ou outra atividade não é algo aceitável.

Você deve reservar 1 hora por dia para absorção de novos conhecimentos. Algo que precisa ficar claro,  é que esse período pode ser fracionado

Considere sempre o tempo necessário para absorver o conhecimento e compreendê-lo, e não apenas decorá-lo.

Reflita sempre

A segunda etapa é, a cada momento da absorção de conhecimento, reflita sobre este aprendizado. Anote pensamentos e ideias, seja em um post-it ou um bloco de notas.

Saiba que anotar toda e qualquer ideia surgida ou absorvida é a melhor maneira de fortalecer e consolidar seu aprendizado.

Experimente

O último passo da regra das 5 horas é anotar ideias. Arquivá-las em um pedaço de papel é uma péssima solução. As ideias foram feitas para serem testadas.

Sempre coloque em prática o que você aprendeu. Uma grande fábrica de novos conhecimentos é a experiência. Através desta ação você compreende o que é ou não funcional.

Ao seguir estes passos você conseguirá em curto espaço de tempo tornar a regra das 5 horas um de seus principais e mais prazerosos hábitos.

Tenha em mente que o volume de trabalho é importante, mas sem conhecimento você passará, a viver um círculo vicioso. Você deixará de expandir seus negócios e permanecerá estagnado.

A regra das 5 horas é uma excelente maneira de você encontrar o ponto de equilíbrio entre ideias e ações.

Coloque em prática o que você absorveu deste conteúdo e descubra um novo mundo de possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *