Avaliação 360° – o que é e qual o melhor momento de aplicá-la

Um dos momentos da Avaliação 360°
Avaliação 360°

Ao longos de muitos anos o feedback se tornou uma importante ferramenta dentro do processo de gestão de pessoas e relacionamentos no ambiente profissional.

Sua primeira utilização conhecida ocorre durante a Segunda Guerra Mundial, pelas forças armadas alemãs. Apesar do conceito similar, não possuía a mesma denominação.

Devido à essa importância, a ferramenta precisa de contínua evolução. Diante disso surge, a avaliação 360°, também conhecida como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes e Avaliação Multivisão.

Os soldados avaliavam uns aos outros e também eram avaliados por seus superiores e subordinados, a fim de gerar informações para a busca na melhora em seu desempenho.

A avaliação 360º

A avaliação 360° é definida como uma metodologia direcionada para identificação e análise da percepção que as pessoas apresentam sobre um profissional com quem trabalhe.

Focada na imparcialidade, procura a promoção da melhoria contínua de profissionais, com atenção voltada principalmente ao gestores.

Utiliza feedbacks pontuais, originados por um formulário preenchido por seus clientes, fornecedores, subordinados, pares e superiores.

Neste processo também há a possibilidade de autoavaliação, o que permite uma perspectiva mais ampla de suas ações e que irão auxiliá-lo na implementação de melhorias e também no fortalecimento do que for necessário no seu dia a dia.

O processo e seu funcionamento

Para que o processo de avaliação funcione é necessário seguir 6 passos fundamentais. São eles:

Definição de competências

A definição de competências pela empresa é o primeiro passo para aplicação desta avaliação.

Gestores de áreas distintas (principalmente CEOs e diretores), juntamente com o RH, se reúnem para determinação de quais capacidades, habilidades e competências são necessárias aos colaboradores.

Este itens possuem interligação direta com os objetivos da empresa e seu cumprimento de maneira efetiva.

Treinamento

Durante a implementação da metodologia o treinamento também é necessário. Através dele a empresa explicará como funciona a avaliação.

Serão ensinados métodos eficazes para autoavaliação por parte dos profissionais envolvidos.

como avaliar de forma correta e profissional outros colaboradores da empresa e a necessidade de recebimento dos feedbacks com maturidade ao final de cada avaliação são os tópicos abordados.

Confidencialidade

Uma etapa importante e crítica no processo de avaliação é a confidencialidade.

É de extrema importância que fique claro à todos os envolvidos no processo, principalmente no momento de avaliação, a necessidade de confidencialidade das informações e dados fornecidos.

Qualquer informação vazada poderá levar à perda de confiança dos colaboradores com relação à empresa e ao processo, impedindo que a implementação de melhorias e evolução, objetos desta avaliação, sejam colocados em prática.

Isso porque os avaliados deixam de visualizar a seriedade do processo e passam a enxergá-lo como mais uma forma de exposição negativa de alguns colaboradores perante os outros.

Questionário

O próximo passo é a definição das perguntas que irão compor o formulário utilizado pelos colaboradores que farão sua avaliação.

É importante lembrar que este questionário não deve direcionar o avaliador para determinadas respostas. O tom predominante no questionário deve ser o da imparcialidade.

Vários pontos são avaliados, mas os que se destacam são capacitação, atitudes, habilidades técnicas, pontos fortes, pontos de melhoria e perfil comportamental.

Avaliação

Após respondido o questionário pelos colaboradores selecionados, deve-se recolhê-lo e realizar a análise das respostas com a reunião das percepções de cada avaliador.

Feedback

Após a apuração das avaliações, é chegado o momento do feedback entre o colaborador avaliado, seu gestor e um representante do RH da empresa.

Durante o feedback o colaborador terá acesso às informações e percepções das pessoas que trabalham ao seu redor, sobre seu desempenho profissional.

Essas informações lhe darão maior consciência sobre seus pontos fortes, assim como os pontos de melhoria, podendo ser elaborado um plano de ação efetivo para potencialização do que já funciona e para ajuste do que atrapalha sua performance.

Vale ressaltar que não basta apenas a realização da avaliação e a aplicação do feedback.

É necessário o acompanhamento do desempenho do colaborador a fim de certificar-se sobre as mudanças que se esperam deste colaborador.

É precisa analisar se o seu desempenho tem apresentado melhoras ou entrou em retrocesso.

A partir deste acompanhamento é possível verificar se o plano de ação está funcionando conforme o esperado ou se é necessário algum ajuste.

Benefícios da Avaliação 360°

A auto análise é uma das principais vantagens da Avaliação 360°, pois ela permite o desenvolvimento da autocrítica, elemento que desperta uma comparação, com resultado muito assertivo, entre o que você pensa de si e a percepção que seus colegas de trabalho possuem sobre você.

Neste sentido a implementação de melhorias se tornam reais, já que tomamos conhecimento de nossas imperfeições de fora para dentro, a melhor forma de se analisar algo, com o apoio daqueles que trabalham conosco,

A melhora também se torna possível, uma vez que recebemos informações de diversos níveis hierárquicos, e com riqueza de detalhes imprescindível.

Para as organizações que aplicam a Avaliação 360° os ganhos são, a extração do que há de melhor nos profissionais, e por consequência a transformação deles em profissionais de alta performance, alinhados com os objetivos da empresa e com seus próprios, além claro de fazer parte de um processo de orientação e estímulo, visando o bem profissional comum.

Momento da aplicação

A avaliação 360° deve ser aplicada a partir do momento em que os gestores de uma organização compreenderem esta ferramenta como uma funcionalidade facilitadora de gestão, ferramenta esta que permitirá a melhor orientação de profissionais e melhor condução dos objetivos da organização.

Enxergue na avaliação 360° uma grande oportunidade de evolução profissional e pessoal, pois o que se aprende através deste processo, seja avaliando colegas ou sendo avaliados por eles, permitirá que você se torne um excelente profissional e um ser humano mais preparado para o convívio em sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *