Backlinks: descubra como extrair o melhor desta estratégia de SEO

O que são backlinks e porque eles são importantes no SEO
Backlinks e sua importância no SEO

Os backlinks são elementos bem controversos quando abordados por empreendedores e profissionais de marketing digital.

As opiniões se dividem, principalmente pelo receio que muitos possuem em relação à perda de usuários, e por consequência de retorno financeiro.

Porém quando utilizados da maneira adequada, e suportados por estratégias de SEO bem estabelecidas, os backlinks podem proporcionar resultados extremamente positivos.

Para esclarecer as suas dúvidas vamos tratar neste artigo a definição dos backlinks, bem como a sua importância e como obter links relevantes e de qualidade.

Os backlinks

Os backlinks são definidos como links responsáveis por direcionar os visitantes de um página para outra, seja para um domínio igual ou diferente do página de origem.

Trata-se de uma forma de você guiar seu usuário de acordo com suas estratégias, expandindo a discussão de determinado assunto.

Quando o direcionamento é realizado para o mesmo domínio da página de origem, o backlink é definido como interno.

Porém quando o direcionamento é realizado para um domínio diferente da página de origem, o backlink é definido como externo.

Estes elementos ganharam muita importância no marketing digital pois também são uma forma de fornecer ao seu utilizador autoridade no assunto abordado.

Além disso os backlinks melhoraram o posicionamento de seu de seu site e contribuem para o aumento do seu tráfego, pois outros domínios podem realizar o direcionamento de visitantes para sua página.

Qual a sua funcionalidade

O principal objetivo com a utilização de backlinks é melhorar a experiência os usuários de determinado site.

Quando utilizado da forma correta este mecanismo orienta os usuários em relação às suas dúvidas, pois permitem o direcionamento para conteúdos que complementam as informações do texto principal

Por exemplo, ao criar um blog sobre futebol pode ser necessário, a partir de um momento específico, que você fale sobre economia, saúde ou outros temas relacionados.

Neste momento, ao produzir o conteúdo, pode acontecer de você não conseguir detalhá-lo como gostaria.

por não ser sua especialidade o mais indicado é inserir neste conteúdo links para sites que sejam referências nos temas.

Desta forma você permite que seus usuários acessem uma informação completa e de confiança sem deixar de lado o seu conteúdo.

Backlinks e as estratégias de SEO

Ao considerar as estratégias de SEO os backlink são responsáveis para expor as páginas de busca que determinado site é relevante para usuários que procuram informações sobre um assunto, tanto que existem outros sites apontando para ele.

Os efeitos sobre o Pagerank se tornam bem positivos,assim como sobre o posicionamento de sua página em relação às palavras-chave e assuntos estabelecidos por você.

Apesar da importância que possuem, é necessário salientar que quando mal utilizados, os backlinks podem prejudicar profundamente a reputação de sua página.

Isso porque a origem do direcionamento para seu site pode vir de páginas que não possuam qualquer relação com os assuntos abordados em seu blog.

Logo quando os robôs da página de buscas realizam suas varreduras e identificam este cenário, consideram estes links como não qualificados, e como principal consequência é a ausência de efeito no posicionamento de seu site.

Obtenção de backlinks de qualidade

Quando se fala em backlinks, a sua obtenção pode ocorrer de duas formas: através de conteúdos extremamente relevantes e estratégia de link building

Ao optar pela criação de conteúdos relevantes a qualidade deles será suficiente para que outras páginas indiquem, espontaneamente, a sua.

Já ao escolher a estratégia de link building você poderá realizar um trabalho próximo ao de uma assessoria de imprensa, procurando por links, relevantes, de outras páginas.

Para algumas pessoas a utilização deste tipo de link pode ser uma opção perigosa, já que você vai direcionar seus usuários para outros sites.

Porém esta estratégia, definida como uma técnica off page, possui um peso tão importante quanto as técnicas on page, onde você criar mecanismos para manter o usuário em seu site pelo maior tempo possível.

Como as informações descritas acima podem confirmar, a utilização de backlinks não será um problemas para os empreendedores.

Quando utilizada da forma correta, Esta técnica, apoiada por conteúdos de qualidade, será a principal responsável por evitar a fuga de seus usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *