Call To Action – CTA: o que é e quais seus impactos nas estratégias de marketing

Call To Action - CTA
Call To Action – CTA: e seus impactos

Call To Action ou CTA é um termo comum para quem estuda ou trabalha com Marketing Digital, mas nem sempre é utilizado da melhor forma.

Isso porque apesar de comum, as pessoas não conhecem seu real significado ou não sabem como aplicá-lo nas estratégias adotadas.

Mas não se preocupe pois este conteúdo é feito exatamente para você.

Vamos trazer neste artigo a definição de CTA bem como ele funciona no processo de conversão e as melhores formas de utilizá-lo.

O que é CTA?

Um CTA ou Call To Action é uma chamada, textual ou visual, direcionando um visitante a realizar algum tipo de ação.

Este elemento, indica o passo que seu negócio deseja que o visitante realize, refletindo um proposta de valor única, como o acréscimo de alguma informação exclusiva ou a disponibilização de algum material extremamente útil e necessário. 

Portanto é um item extremamente valiosos dentro das estratégias de marketing digital, exercendo papel fundamental no processo de conversão de visitantes em leads e compradores.

E a escolha do formato mais adequado dependerá exclusivamente do objetivo e da estratégia adotados na jornada do cliente em sua empresa.

Dentre tantos formatos o CTA pode ser apresentado através de banners, botões e links em textos.

Conversão através do Call to Action

O CTA no processo de conversão exerce um papel muito importante, isso porque o conceito AIDA, ainda utilizado no marketing necessita de uma ponte.

A metodologia AIDA afirma que desde o momento em que um usuário abre uma página até o instante em que decide agir, são percorridas diferentes etapas.

E cada um delas necessita de cuidados específicos e particulares. Logo o site visitado precisar se preparar para o alcance dos objetivos de cada etapa:

  • Atenção: etapa onde é conquistada a atenção dos visitantes, o induzindo a continuar a navegação;
  • Interesse: etapa na qual o visitante registra a primeira impressão sobre o que está visualizando e decide procurar por mais detalhes e informações sobre o item ofertado;
  • Desejo: aqui o visitante analisa detalhadamente o oferta, tentando identificar as características e benefícios presentes, buscando se certificar de que suas necessidades serão atendidas;
  • Ação: a última etapa é a tomada de decisão, o momento onde a conversão do visitante em consumidor é realizada.

E este processo se torna mais fluido graças aos calls to action, que podem facilitar a continuidade da jornada, já que o site pode direcionar seus visitantes de acordo com seus objetivos de venda e fidelização.

Localização do um CTA

Apesar de repetitivo é importante deixar claro que todas as páginas do seu site devem ter seus objetivos, como por exemplo a venda de produtos, download de materiais, solicitação de orçamento ou disponibilização de período gratuito de teste.

Logo essas páginas precisam ter um CTA indicando qual passo você deseja que seu visitante cumpra.

E o local onde o CTA deve ser colocado passa, obrigatoriamente, pela compreensão de 3 fatores elementares:

Personas

Apesar de não parecer tão complexo, não saber quem é sua persona pode dificultar e muito a definição de um CTA, já que este elemento pode não produzir o resultado esperado.

Fase da oferta em relação a jornada de compra

Aqui os CTAs precisam fazer todo sentido quando associado a oferta realizada. Se o estágio na jornada é de atração, o CTA precisa equivaler à este momento.

Contexto

O contexto ao qual o CTA será associado é fundamental para definir onde e como deve ser adicionado.

É necessário manter a coerência entre o material de atração e ação desejada do visitante.

É importante ressaltar que as calls to action não deve estar limitadas ao site de sua empresa. 

É possível ampliar sua atuação para materiais, e-mail marketing, mídias sociais, vídeos e todo e qualquer material utilizado para comunicação.

A coesão e coerência entre o call to action e a página é fundamental para que ambos cumpram seus papéis.

A efetividade do Call to Action

Normalmente os CTAs são distribuídos em meio à um bolo de conteúdo levando os usuários a não percebê-los.

Para ampliar a possibilidade de destaque de suas call to actions e levar seus usuários à próxima ação recomenda-se a utilização das seguintes dicas:

Foco no contraste de cores

A atenção de um usuário é disputada por diversos elementos de um site, como logomarca, imagens e textos, por exemplo.

Logo a chamada utilizada deve se sobressair em relação aos demais elementos.

Cores em contraste com os demais itens da página é uma boa maneira de chamar sua atenção.

Escolha uma boa posição

A posição da call to action é determinante para despertar a curiosidade do visitante. Priorize posições de destaque e favoreçam a visualização

Sua chamada precisa estar no campo de visão do usuário sem que ele precise utilizar a barra de rolagem

Inserção de imagens

Naturalmente imagens prendem mais a atenção das pessoas do que palavras.

Se seu CTA for composto por uma imagem serão maiores as chances de ser percebida.

Essa imagem pode ser, por exemplo, a capa do material que será disponibilizado.

Indique com setas

O uso de setas possui um efeito hipnótico sobre os leitores, induzindo-os a ignorar tudo o que estiver a volta e direcionar sua atenção para onde a seta está apontando.

Mexa com o tamanho

Evidentemente que o tamanho da chamada é um diferencial. O tamanho escolhido deve considerar a importância e o objetivo do CTA.

Especificidade

Aponte para o leitor exatamente qual ação ele deve tomar e de que forma deve realizá-la. Quanto mais específica a chamada, maior a possibilidade de êxito.

Senso de urgência

Expressões que apontam o grau de urgência tendem a funcionar muito bem. Por exemplo frases como receba agora indicam a facilidade e o imediatismo da ação.

Uso de números

O ideal é que fique claro para o visitante qual ação está sendo realizada. Logo, procure deixar evidente da melhor forma os benefícios da ação.

Utilize números que deixem claro os benefícios, como por exemplo percentual de desconto (ganhe 50% de desconto) ou adquira agora por apenas R$10,00.

É importante que você avalie seu site e identifique as oportunidades de melhorias e inserção de CTAs para tornar mais efetivas suas estratégias de atração e conversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *