Bom relacionamento: como construí-lo em 3 simples passos

As características para um bom relacionamento
As características para um bom relacionamento

A necessidade atual de, obrigatoriamente, se construir uma rede de contatos, um bom relacionamento à sua volta, desperta nas pessoas uma sensação de desconforto, como se, ao não construir essa rede, algo possa dar errado em sua carreira, ou fugir do seu controle.

O que as pessoas que pensam desta forma não percebem, é que a construção desta rede é uma ação muito  semelhante à construção de amizades.

O início de uma conversa, a troca de informações de contato e manutenção, também são aplicadas a construção de um bom networking.

Iniciando a construção de um bom relacionamento

Pensando nesta necessidade e a enxergando como um bem necessário, listamos a seguir 3 passos simples e objetivos para construção de um bom relacionamento com qualquer pessoa, independentemente de suas diferenças.

Curiosidade

As pessoas, continuamente, dão vazão ao hábito de focar no que elas desejam daqueles com quem buscam se conectar. Mas é preciso deixar de lado o costume de falar somente de si.

É mais produtivo para um bom relacionamento que você passe a escutar os outros.

Se permita realizar perguntas genuínas e abertas., o que ampliará a possibilidade de diálogo.

Crie o hábito de comentar sobre as histórias apresentadas por essas pessoas, principalmente os pontos em comum.

É importante que as pessoas percebam que o que elas falam é importante para você, e não que servem apenas para lhe ajudar com algo.

A conversa deve fluir naturalmente, sem forçar a barra. Aceite a situação quando a conexão não for estabelecida.

A sensibilidade das pessoas é suficiente para perceber que você não possui interesse no que elas falam. Demonstre curiosidade real. A interação poderá ganhar força.

Solidariedade

Ao estabelecer a conexão com seu interlocutor (um amigo em potencial ou conhecido), procure encontrar maneiras de ajudá-lo. Isso deve ocorrer somente se ele solicitar sua ajuda.

Se ele estiver a procura de estagiários e você conhecer alguém que possa indicar.

Se estiver envolvido na promoção de um evento para um quantidade considerável de pessoas e você possui uma plataforma que pode auxiliar na divulgação.

Ele pode estar envolvido em algum tipo de trabalho que exija a presença de algum voluntário e você possuir esta disponibilidade.

Você precisa demonstrar que é um solucionador de problemas e isso ficará marcado nesta pessoa e não cairá no esquecimento.

O seu pensamento deve estar voltado para a adição de valor à vida deste interlocutor. E o mais importante, sem esperar absolutamente nada em troca.

Essa retribuição acontece naturalmente no decorrer do tempo. Ao demonstrar interesse em fazer algo esperando retorno, ficam claros os custos de seus favores e isso bloqueia a interação de forma definitiva.

Vulnerabilidade

Neste ponto o importante é você demonstrar o máximo de transparência e autenticidade, sem preocupação com sua sensação de vulnerabilidade.

Com essa postura você permite que as pessoas lhe conheçam e desenvolvam um conexão real, sem retoques.

Dentro de sua postura, procure o ponto onde haja conforto suficiente para que você possa compartilhar assuntos e momentos que possam se tornar interesses comuns das partes envolvidas na relação.

Autenticidade e honestidade praticada por um , pode ser despertado no outro.

Quando o compartilhamento de momentos é autêntico e honesto, dificilmente seu amigo ou conhecido ficará envergonhado, e você tão pouco irá julgá-lo por algo feito.

Os desafios profissionais e pessoais e as histórias vitoriosas em sua carreira podem ser um ótimo ponto de partida.

Seguir estes três pontos permitirá que o tom das conversas seja o mais sincero possível, e com essa abertura, a conexão emocional tende a ser muito mais forte, tornando este início de relação bem sólido.

Coloque em prática esses passos e aproveite para compartilhar este conteúdo com seus colegas e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *