Como desenvolver a autoconfiança através destes 5 passos

Como desenvolver a autoconfiança através destes 5 passos
Como desenvolver a autoconfiança

O processo de conquista de autoconfiança passa necessariamente pela capacidade do indivíduo em reconhecer suas características e aprender com elas.

E o reconhecimento de suas características é o que, normalmente trava este processo, pois este momento exige desapego de crenças e padrões, tornando a tarefa ainda mais árdua.

Porém não é algo impossível de ser alcançado. A autoconfiança pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, pois não se trata de uma habilidade ou aptidão restrita à poucos.

Quem é autoconfiante possui muita segurança sobre suas capacidades, compreendendo estar apto a superação de diferentes desafios.

Por isso o desenvolvimento desta característica pode ocorrer de maneira natural, exigindo dedicação e foco.

E para auxiliar nesta tarefa vamos apresentar neste artigo 4 dicas que vão permitir que você desenvolva ou amplie sua autoconfiança e possa enfrentar os desafios cotidianos.

Cercar-se de pessoas positivas

Tal qual pensamentos próprios, atitudes e humores e outras pessoas podem influenciar sua autoconfiança.

Ao se cercar de pessoas negativas suas inseguranças podem ser acentuadas, culminando na sensação de que seus problemas são maiores do que a realidade aparenta.

E esta sensação estará presente tanto no ambiente profissional quanto no familiar.

Se basear majoritariamente na óptica negativa vai dificultar a busca e encontro de soluções para possíveis problemas.

Logo você terá enormes dificuldades para identificar o lado positivo das situações, maximizando seus defeitos ou características negativas.

Portanto é fundamental que você mantenha ao seu redor pessoas positivas e confiantes, pois assim facilitará o estímulo de suas qualidades, permitindo maior leveza na condução de sua vida.

Abdicar de padrões e medos

Uma boa parte dos padrões e medos com os quais nos deparamos apenas bloqueiam o crescimento pessoal e profissional.

Deixar de apresentar um projeto ou uma ideia, ou simplesmente se apavorar com a possibilidade de falar em público são alguns exemplos.

Evidentemente que nenhuma pessoa gosta de flertar com o erro. Mas não tentar por medo de fracassar é uma das maiores barreira para a busca do sucesso.

Você só poderá saber se algo pode ser bom ou ruim e tentar, se arriscar, e se propor a esse risco passa pela sua autoconfiança.

Ao trabalhar seus aspectos positivos perceberá sua capacidade de abandonar sua zona de conforto e superar as dificuldades apresentadas em sua trajetória, deixando de lado possíveis medos.

Logo é necessário que você permita-se à desafios que anteriormente não seriam aceitos, devido a ausência de confiança em suas habilidades e capacidade de execução de atividades.

Priorização de suas qualidades

Dificuldades, desafios e problemas são eventos presentes na vida de todas as pessoas e portanto devem ser encarados com o máximo de naturalidade.

Mas lidar com eles não significa deixá-los como destaque. É necessário que as suas qualidades se destaquem ao invés dos problemas.

A autoconfiança é alcançada de maneira natural, baseada em um trabalho diário e contínuo frente a diversas situações conflitantes e desconfortáveis.

Ao direcionar seu foco para os erro você pode reforçar os pensamentos negativos, colocando em risco todo o trabalho.

A mudança deste cenário passa por trabalhar, consistentemente, suas características positivas, aptidões e competências, atentando-se aos elogios recebidos e nas atividades que lhe dão mais prazer.

Mas fique atento, pois é normal durante este processo de mudança de postura que os pensamentos negativos ainda marquem presença. O importante é não deixá-los no comando das situações.

Desenvolvimento de sua autoestima

Autoconfiança e autoestima são características irmãs, caminhando juntas. Se valorizar, gostar-se, aceitar-se e vivenciar a felicidade da forma que você é cultivar a autoestima. 

Quem consegue lidar com a autoconfiança se a autoestima sempre o coloca no chão, desvalorizando e reduzindo a crença em si mesmo?

A base de seu crescimento é o nível de valorização que você direciona a si mesmo.

Por isso cuide-se mais, escolha alguns hobbie e os pratique, diminua a carga de reclamações e preste mais atenção às suas qualidades, internas e externas.

E atenção: jamais se compare a qualquer pessoa. Cada pessoa vive um momento e está aí por méritos ou não.

O importante é que criar o hábito da comparação vai lhe impedir de perceber sua evolução.

As qualidades e beleza que você enxerga em outras pessoas não diminuem as que você possui. Não se trata de uma competição.

Evite prolongar os problemas

Se você é o tipo de pessoa que, ao se preparar para o merecido descanso ao final do dia, já está com a no dia seguinte, principalmente nos problemas, saiba que não adianta nada.

Prolongar problemas, dúvidas, ansiedade e insegurança vai conduzi-lo a crença na impossibilidade de sua resolução.

O resultado deste comportamento será o esgotamento psicológico, impedindo-o de enxergar diversas possibilidades e oportunidades presentes em seu caminho.

A saída deste looping passa pela identificação dos momentos nos quais os problemas e coisas ruins permeiam seus pensamentos, desta forma você saberá exatamente o momento em que deve bloqueá-los.

Ao perceber a presença destes pensamentos, direcione sua mente para outras coisas.

Se distraia com pessoas em quem confia e tenha em mente que uma cabeça vazia trará apenas pensamentos ruins.

Procure ocupar-se e manter-se produtivo, pois desta forma as chances de pensar em coisas negativas serão reduzidas.

Assim como qualquer habilidade. pessoal ou profissional, alcançar a autoconfiança é um exercício árduo, contínuo, mas possível de ser realizado.

Toda e qualquer mudança de hábito, em um primeiro instante, vai causar uma sensação de desconforto, afinal estamos falando de um comportamento alimentado há anos.

Mas o importante é ter em mente que por maior que seja esse desconforto, o resultado que será alcançado trará um prazer recompensador.

Portanto, mãos à obra. Comece a exercitar seu corpo e mente para o desenvolvimento da autoconfiança, e aproveite para compartilhar este conteúdo com seus conhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *