Como estruturar seu plano de carreira em 6 passos

Como estruturar seu plano de carreira em 6 passos
Como estruturar seu plano de carreira

O crescimento na carreira é um desejo de muitos profissionais, inclusive você, porém poucos conseguem percorrer um caminho sólido e eficaz. 

Diversos são os fatores que podem te impedir de seguir uma carreira realmente gratificante e de realizações. Questões financeiras e um trabalho que não corresponda à sua vocação então entre as principais razões.

Mas existe um motivo que é capaz de colocar todo o seu trabalhar a perder se não for traçado e executado de maneira correta: um plano de carreira.

Definir claramente o que se deseja e onde pretende chegar é fundamental para que o sucesso seja alcançado. Pensando nisso nós iremos abordar nesse artigo 6 passos fundamentais para que você consiga traçar o caminho necessário para consolidar uma carreira de sucesso.

Determine um direcionamento

A primeira decisão a ser tomada é imaginar onde você deseja chegar. Qual cargo lhe agrada? Qual a carreira que chama a sua atenção? Que profissão deserta o brilho nos seus olhos?

Essas perguntas precisam ser respondidas assim que você decidir traçar um plano para sua vida profissional.

Defina o prazo do plano de carreira

O segundo passo é definir um prazo para alcançar o cargo desejado. Neste quesito também é importante estabelecer metas de curto prazo, pois elas lhe darão fôlego para continuar a trilhar o caminho até o objetivo final.

Escolha um segmento

É fundamental que você escolha um segmento para atuar. Seus resultados podem não ser alcançados ao optar por uma profissão que não possua um segmento específico.

Ao escolher um ramo de atuação aumentam as suas possibilidades de aperfeiçoamento e especialização. E quanto mais qualificado e capacitado, maiores suas chances de sucesso.

Reflita sobre seu atual momento

Neste passo você precisa ser muito sincero consigo mesmo. Você tem adquirido conhecimento no seu emprego atual? Existe espaço na empresa onde atua para crescimento profissional?

Este é o momento de você identificar o que tem conquistado de positivo e relevante em seu trabalho e projetar o que ainda é necessário conquistar.

Divida seu objetivo principal em fases

Para alcançar o seu objetivo final, que é o sucesso na carreira é necessário estipular etapas a serem cumpridas.

Você precisa pensar definir o que deseja fazer em relação às atividades relacionadas ao seu crescimento e avanço profissional, como estudos e qualificações, por exemplo. 

Este elementos precisam ser divididos e cumpridos individualmente e dentro dos prazos que você estipular.

Sempre observe sua trajetória

Mesmo que seu objetivo e as etapas necessárias para o seu alcance estejam muito bem definidas é fundamental que você sem monitore o caminho que está trilhando.

Em algum momento pode ser necessário alterar a rota, e quando este momento chegar você precisará analisar quais os impactos no resultado final, mas não poderá deixar de mudar o caminho se isto for necessário para não impedir o alcance de meta final.

Como você pôde notar, os 6 passos para estruturar seu plano de carreira estão interligados e sempre precisarão de monitoramento.

Ao avançar em cada etapa é que você perceberá a necessidade ajustes por isso o monitoramento se torna necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *