Como evitar erros ao definir as informações de uma vaga de emprego

Curriculum vitae para vaga de emprego
Curriculum Vitae

A definição de uma vaga de emprego para uma empresa e seus resultados pode ser catastrófica, se feita de maneira inconsistente.

A escolha de um profissional que se enquadre dentro das necessidades da empresa e que enxergue que aquela empresa pode ser um grande motivo de satisfação em sua vida profissional é fundamental para o bom andamento da empresa.

Muitas empresas, através de seu departamento de RH, não primam por cuidados básicos e essenciais no momento da definição das informações de uma vaga de emprego.

Imprecisão no título da vaga, descrição incompleta e não atraente e uma descrição de vaga que não desperta o imaginário dos possíveis candidatos, são alguns do erros cometidos comumente pelo RH ao definir o perfil das vagas.

Para que não ocorra este tipo de problema, e a alta rotatividade seja figura presente, a empresa precisa focar exatamente no alvo que deseja, o profissional específico para as necessidades da vaga publicada.

Nas linhas a seguir mostramos algumas dicas que permitirão que seu processo seletivo se inicie de forma mais assertiva em busca do candidato ideal para a vaga.

O início do processo

A partir da comunicação da necessidade de abertura de uma vaga por determinada área de uma empresa, o RH e esta área devem iniciar um processo conjunto para sua definição.

Este processo passa, evidentemente, pela consideração dos critérios informados pelo solicitante da vaga. Mas para garantir a assertividade deve ir além.

É necessário que a área solicitante e o RH da empresa caminhem juntos para identificar exatamente o que a área solicitante necessita.

A identificação passa pelo mapeamento da área, através de conversas com os gestores e também com os colaboradores, que poderão expor suas expectativas com relação ao novo colega de trabalho.

A cultura da empresa

Focar no que a empresa procura e também deixar claro qual é a sua cultura, pode evitar não somente que você escolha profissionais com perfis opostos ao de sua empresa, mas também para lhe assegurar uma baixa rotatividade de funcionários, uma vez que a cultura da empresa converge com o perfil dos colaboradores ativos.

Habilidades e conhecimentos

É fundamental que fique claro na descrição da vaga quais as habilidades necessárias e qual o nível de conhecimento para exercício das atividades designadas.

Se ferramentas específicas forem necessárias para que o colaborador consiga cumprir com suas tarefas isso precisa ficar claro na descrição da vaga também.

Atividades e responsabilidades

O resumo das atividades está fora de cogitação. Cada detalhe conta para seleção do candidato ideal.

Preencha a descrição da vaga com a maior riqueza de detalhes possível.

Quanto mais informações, menos os riscos de incompatibilidade entre vaga e candidato.

Além de impedir que após a contratação o colaborador se sinta insatisfeito com suas demandas, já que as atividades atualmente exercidas não constavam na descrição da vaga no momento da seleção.

Qualidades pessoais

Procure deixar explícitas quais as qualidades pessoais que você, enquanto RH, e o setor à qual a vaga pertence, precisam que estejam presentes no candidato.

O detalhe das qualidades pessoais necessárias pode fazer uma enorme diferença na realização das tarefas, assim como na integração e interação com os demais componentes da equipe.

Experiência

Pode haver variações entre as empresas, alguns preferem os experientes enquanto outros preferem os com pouca ou nenhuma experiência.

Seja qual for a escolha, a descrição desta informação na vaga precisa ser destacada. O tempo e a área de experiência precisam ficar claros.

Informações adicionais

Toda e qualquer informação que você, durante a análise, identificar como diferencial para atração de colaboradores dentro do perfil desejado deve ser incluída na descrição.

Isso pode permitir ao candidato criar uma expectativa de carreira dentro da empresa, e não somente a necessidade de cumprimento das obrigações

Um cuidado muito especial que deve ser tomado, é usar o máximo de transparência possível na oferta de trabalho.

Falsas promessas farão com que o colaborador, ao descobri-las, peça demissão ou até mesmo permaneça na empresa, mas sem entregar-se ao trabalho com todo o seu potencial, trabalhando apenas para que possa receber seu salário ao final do mês

Sem demonstrar o mínimo de preocupação com suas metas e objetivos ou mesmo os da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *