Como implantar segurança digital em sua empresa em 4 etapas

Implantação da segurança digital em 4 passos
Descubra como implantar a segurança digital em seu negócio em 4 passos

A segurança digital deixou de ser um elemento complementar e passou a figurar entre os principais pilares do universo digital.

A manutenção de um site com níveis de segurança minimamente aceitáveis passar pela adoção e execução de boa práticas. 

E diante do surgimento da necessidade de cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) algumas ações se tornam quase obrigatórias para garantir a segurança de seu negócio.

E para ajudá-lo nesta nesta caminhada vamos abordar neste texto 4 dicas cruciais para criar ou aumentar a segurança de sua rede de dados.

Através destas dicas você conseguirá estabelecer um padrão que permitirá identificar possíveis fragilidades e configurar ações de contingência.

Criação de uma política de segurança da informação

O primeiro passo para implantação da segurança digital é elaboração de uma política de segurança da informação.

Para elaborar este documento você deve considerar a inclusão de métodos, práticas e regras que devem ser seguidas visando garantir uma boa gestão de dados.

Lembre-se de considerar os pilares da segurança digital no momento em que rascunhar os primeiros elementos.

Simultaneamente você deve estabelecer as políticas do usuário. Essas políticas determinam quais são as restrições de acesso a que cada colaborador será submetido.

O recomendado é que cada um consiga visualizar somente as informações necessárias para o exercício de suas atividades no ambiente de trabalho.

Na política de segurança da informação também existirá a metodologia que estabeleça o processo de realização de backup dos dados.

A frequência que for estabelecida para este processo deverá, obrigatoriamente, considerar a realidade de sua empresa.

Recomenda-se também que o documento aponte a necessidade de realização automática dos backups e que seu armazenamento seja mantido em nuvem.

Assim seus arquivos podem se manter criptografados e com acesso somente à pessoas autorizadas.

Utilização de antivírus e antimalware

O segundo passo é a escolha de um antivírus e um antimalware. A utilização destas ferramentas sãelementos o fundamentais  para detecção e eliminação de ameaças aos computadores antes da infestação.

Aqui recomenda-se a utilização de ferramentas bem específicas, para garantir a segurança do ambiente. 

Utilização de um firewall

O firewall é o elemento responsável por criar uma barreira de segurança com o objetivo de permitir que apenas os dados e informações com autorização possam  trafegar através da rede de sua empresa.

Este tráfego só será possível a partir da criação de regras de transmissão de dados que assegurem a confidencialidade.

Armazenamento de seu site em plataforma de confiança

A segurança das informações de sua empresa deve ser elemento prioritário para a plataforma de armazenamento que você contratar.

No cenário ideal, esta plataforma deve ser inteligente e possuir uma estrutura que tenha como foco a proteção de dados a medida em que é utilizada.

A plataforma contratada também deverá disponibilizar informações que permitam constantes análises de tráfego com o objetivo de evitar ameaças. Dentre os recursos necessários para estas análises estão:

  • Web application firewall, ferramenta para monitorar o tráfego de dados;
  • Proteção contra ataques, através de tecnologias de ponta, que realizam verificações em tempo real garantindo a disponibilidade contínua de seu site;
  • Certificado SSL, responsável por aumentar a segurança de seu site e também permite que ele se posicione de forma mais confiável perante os usuários.

No mercado você encontrará diversas plataformas que atendam aos requisitos informados. Atente-se ao requisitos e principalmente a capacidade de suporte oferecida pelas empresas.

Utilizando as 4 dicas fornecidas você conseguirá estabelecer um padrão de segurança digital que lhe permitirá garantir a integridade dos dados e do ambiente de sua empresa.

Outra consequência importante é o nível de confiança que você terá perante seus usuários, já que demonstrará que os dados e informações por eles fornecidos estarão seguros, servindo como diferencial perante seus concorrentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *