Como de fato se tornar um empreendedor nos dias de hoje

Momentos de um empreendedor
Momentos de um empreendedor

Empreender: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa), tentar, pôr em execução.

Eis a definição do dicionário para empreender. Mas empreender vai muito além desta definição.

E neste artigo traremos mais detalhes sobre como empreender em meio a tantos mitos presentes no mercado.

O que é ser um empreendedor?

Ser um empreendedor é a capacidade de qualquer pessoa em conceber, desenvolver e gerar valor que cause um impacto positivo.

Porém algumas pessoas enxergam o empreendedorismo como um ação empresarial somente.

Ser um empresário é gerenciar recursos, visando os lucros e o crescimento de uma empresa como resultado final.

O empreendedor, diferentemente do empresário, possui a possibilidade de aplicar suas ações em setores ou segmentos específicos, exatamente por possuir um foco diferenciado.

Este foco refere-se ao intra empreendedorismo, introduzido por Gifford Pinchot III, em 1985, sendo definido exatamente como a capacidade do indivíduo em  contribuir com mudanças, novas ideias, produtos ou serviços, dentro de uma companhia já firmada.

Ser um empreendedor requer do indivíduo algumas características que servirão de facilitadores na geração de valor.

Características para ser um empreendedor

Embora muitos digam que para ser empreendedor é necessário um dom, as características necessárias para o empreendedorismo podem ser desenvolvidas, sem necessariamente ter nascido com elas.

Autoconhecimento

E a primeira característica que deve ser desenvolvida é o autoconhecimento.

Conhecer a si mesmo é fundamental para se tornar um empreendedor bem sucedido.

Saber seus pontos fortes e fracos permitirá que você melhore consistentemente os pontos em que deixa a desejar e também reforçará os seus aspectos positivos.

A melhoria contínua é parceira primordial de um empreendedor de sucesso.

O treinamento de hábitos e fortalecimento de virtudes permitirá que você se torne um gerador de mudanças, além, claro, de seu aperfeiçoamento como pessoa.

Autoconfiança

Em decorrência do desenvolvimento do autoconhecimento, o empreendedor de sucesso estará abrindo caminho para a segunda característica fundamental que precisa ter, a autoconfiança.

Que nada mais é do que acreditar em si e no que se propõe a fazer, sabendo as limitações impostas pelo caminho escolhido e qual decisão tomar a cada passo trilhado.

Criatividade

Também é característica chave para o empreendedor, a criatividade. A busca de novas idéias para a constante inovação em suas atividades é fundamental.

E para que a criatividade esteja sempre em constante desenvolvimento, é obrigatório que o empreendedor mantenha uma rotina pela busca contínua de novos conhecimentos, acompanhando no mercado as novidades, as tendências que possam ser aproveitadas e as melhores práticas.

Liderança

Tão importante quanto as 3 características citadas anteriormente, a liderança possui um grande peso para um empreendedor de sucesso.

A liderança se faz necessária, pois enquanto empreendedor, o indivíduo se torna responsável por conduzir os processos que levarão à execução de suas idéias.

Como empreendedor, o indivíduo deixa de ser uma pessoa em posição de acatar ideias e decisões e passa a ter a iniciativa de expor aquilo que julga necessário para para o êxito dos objetivos traçados.

Tipos de empreendedores

Empreendedor Individual

Empreendedores individuais são aqueles que executam alguma atividade remunerada por conta própria e acaba por buscar a regularização.

O grande benefício de um empreendedor individual, sob o aspecto legal, é o seu baixo custo tributário.

Através do Portal do Empreendedor é possível verificar detalhadamente os encargos e o processo necessário para regularização.

Empreendedor Cooperado

Os empreendedores cooperados se reúnem em cooperativas visando o fortalecimento de sua atuação e também seu posicionamento no mercado.

Este tipo de empreendedorismo é o ideal para profissionais que não possuem recursos suficientes para expansão de suas marcas, pois ao se unir a outros profissionais que atuam em regime cooperado é possível fortalecer ainda mais seu segmento.

Empreendedor Franqueado

Empreendedores franqueados sãos aqueles que optam pelo investimento em uma franquia de marcas já estabelecidas em seus mercados.

Essa opção adequa-se àqueles que são mais cautelosos no momento de empreender, pois dá ao empreendedor a possibilidade de contar com o apoio do franqueador, através de ações de marketing, treinamento e suporte operacional.

Esta opção também permite que o empreendedor adentre em um mercado em que o público já conhece a marca da franqueadora e já utiliza seus produtos.

Empreendedor Digital

Empreendedor digital é aquele que, através do mundo digital, em muitos casos especificamente na internet, enxerga oportunidades para ofertas de serviços e produtos.

Lojas virtuais, aplicativos, ferramentas ou o desenvolvimento de tecnologia inexistente.

São diversas as possibilidades de exploração deste universo e economia.

E a internet acaba por ser a grande vitrine desses empreendedores, e também por isso sua rotina se torna mais flexível.

O empreendedor, pode por exemplo, abrir mão de um espaço físico, ou até mesmo dos horários padrões praticados por grandes empresas.

Empreendedor Social

O empreendedor social tem como princípio solucionar problemas da sociedade em que vive. O lucro deixa de ser o seu principal objetivo.

Como agente de mudanças, seu foco é a melhora na vida das pessoas.

Iniciativas populares, movimentos sociais e ONGs são os grandes responsáveis pelo protagonismo do empreendedor social.

Porque ser um empreendedor?

Falamos sobre o que é, as características, os tipos mas até agora não dissemos porque ser um empreendedor.

Listamos a seguir seis motivos para que você se torne um empreendedor.

Trabalho sem chefe

O mundo ideal, como seria bom trabalhar sem ter um chefe o tempo todo em cima de você.

Como empreendedor você não deixa de ter um chefe, mas passa a ser o seu próprio chefe, e como conhece melhor que ninguém suas qualidades e defeitos terá uma ótima oportunidade de exercer a autogestão.

Atração pela responsabilidade de liderar, estabelecer horários, metas e liberdade para escolha de parceiros e clientes.

Porém é preciso ficar claro que mesmo que não tenha que responder para um chefe, sua responsabilidade aumenta, pois deverá atender às demandas de seus clientes, o que torna suas relações mais complexas.

Paixão por desafios

Se você vê no desafio uma oportunidade de desenvolvimento, este é mais um motivo para que você se torne um empreendedor.

Um modelo de negócios 100% seguro não faz parte do cotidiano de um empreendedor.

Os riscos e desafios são constantes, ainda mais se levarmos em consideração que naturalmente o empreendedor trabalhará com frequência na criação de um novo produto ou serviço, que venha causar um grande impacto na sociedade.

O lado recompensante é ver seu nome associado a um ideia de grande sucesso.

Monotonia zero

Devido aos constantes desafios, dificilmente um dia de trabalho do empreendedor será igual ao outro.

Novas soluções surgindo e mercado em constante movimento faz com que as novidades sejam diárias.

A diversidade de tarefas acaba por impedir que sua rotina seja comum, diferentemente de um trabalhador assalariado.

Flexibilidade

Se você sonha em trabalhar no horário que desejar, ser um empreendedor pode ser o seu caminho.

Porém trabalhar em qualquer horário não significa trabalhar menos, pelo contrário.

Devido a necessidade de estabelecer e consolidar seu empreendimento no mercado, serão grandes as chances de você trabalhar mais que outras pessoas.

Mas como existe a possibilidade de empreender em algo que seja sua paixão, com certeza cada esforço valerá a pena.

Altos ganhos

Não ter um salário fixo e por conta disso ter que se desdobrar para manter o equilíbrio financeiro pode ser assustador, mas as diversas possibilidades que se apresentam no mundo do empreendedorismo podem compensar este receio.

Se uma ideia do empreendedor impactar o mercado positivamente, ela poderá gerar grandes rendimentos, além claro do reconhecimento de sua marca.

Sonhos realizados

Ser bem sucedido e principalmente, ser reconhecido por seu trabalho são alguns dos sonhos das pessoas.

Ao se tornar um empreendedor essa possibilidade aumenta devido ao tipo de atividade que será realizada e a maneira como será conduzida.

Lembre-se, se tornar um empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis, porém não é uma utopia, algo que não possa ser alcançado.

Busque sempre informações e procure iniciar um empreendimento de forma bem alicerçada.

Comece elaborando um plano de negócios. Ter estruturado todos os recursos necessários para execução de seu empreendimento, deixará o caminho mesmo complicado.

Nunca deixe de investir em marketing, pois, lançando mão de um clichê muito batido, a propaganda é a alma do negócio.

De nada adiantará criar um produto ou serviço revolucionário e não divulgá-lo.

Por último e não menos importante, não descuide do fluxo de caixa. Seus esforços não terão sido úteis se você não garantir a saúde financeira de seu empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *