Críticas: qual a influência no dia a dia e como administrá-la?

Como lidar com as críticas
Como lidar com as críticas

As críticas durante a maior parte do tempo, não são vistas com bons olhos, principalmente se somos nós o grande alvo delas.

Quem nunca recebeu de um amigo, um colega ou conhecido um comentário sobre sua postura? É comum as pessoas produzirem comentários sobre outrem.

Mas qual a influência dessa atitude no seu cotidiano? Continue sua leitura e descubra de que forma as críticas influenciam seu comportamento e como lidar com elas.

O que são as críticas?

Crítica nos dicionários é definida como “arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico”. Porém o juízo crítico, a real compreensão de juízo crítico passa despercebida diversas vezes.

Em boa parte do tempo, você entende as críticas como comentários inapropriados e agressivos que não devem ser considerados.

Porém esses comentários devem sim ser considerados, pois se trazidos à tona da forma adequada, podem ser um diferencial em sua vida.

As críticas e sua importância

As críticas, na prática, funcionam como um meio de encontrar possíveis desvios em seu comportamento, e que podem estar impedindo seu crescimento e evolução.

Quantas vezes você já se incomodou com algum comentário sobre as roupas que você usa, sua maneira de andar, ou outras atitudes, principalmente no ambiente de trabalho?

Sua primeira reação deve ter sido questionar qual a autoridade o autor da crítica possui para tecer tal comentário?

Essa reação é natural, nosso instinto de defesa. Porém muitas vezes é uma reação incorreta, exatamente por enxergarmos neste tipo de comentário uma ameaça.

Instintivamente você procura se livrar de qualquer situação que lhe tire da famosa zona de conforto. Você precisa entender que nem toda crítica possui o intuito de lhe diminuir ou agredir.

E para que essa compreensão ocorra você precisa ter em mente que ninguém é dotado de perfeição. Todos apresentamos falhas e o que podemos e devemos fazer é inibir o impacto negativo que elas possam nos causar.

Lidar com as críticas da melhor forma

Primeiramente aprenda a agradecer às pessoas que lhe criticam. Na maioria das vezes essas pessoas estão interessadas em seu crescimento.

Preste atenção ao que for dito e caso entenda que a opinião proferida é equivocada, apresente sólidos argumentos que provem o contrário. Neste momento saber ouvir e assimilar o que foi dito é fundamental.

Em segundo lugar, assuma os erros que você cometeu assim que você os perceba e demonstre que fará diferente nas próximas vezes. Saber admitir seus erros é uma qualidade muito apreciada e pouco praticada pelas pessoas.

Através de um confronto de ideias é possível desenvolver qualidades que farão a diferença em nosso comportamento em ambientes coletivos.

Em terceiro lugar, evolua. De nada adiantará ser receptivo às críticas, aceitar e assimilar os erros e não tomar qualquer tipo de atitude que mude o cenário.

Por mais difícil que pareça, é nesses momentos de desconforto, que conseguimos agir da melhor forma, pois passamos a perceber os riscos que corremos e as reais consequências de nossas ações.

Diante da necessidade, cada vez maior de interação em sociedade, perder oportunidades de convívio e melhora no comportamento, não é a melhor escolha.

Procure se conhecer mais e utilizar as críticas a seu favor. Desta forma você tende a crescer e ter mais flexibilidade perante situações contraditórias.

Aproveite o término desta leitura e compartilhe este conteúdo com seus colegas, amigos e familiares e proponha essa reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *