Descubra como obter sua segurança financeira em 5 passos

5 dicas para obter segurança financeira
Descubra como obter sua segurança financeira em 5 passos

Segurança financeira é uma assunto que desperta medo e interesse na mesma proporção, o que nos permite dizer que trata-se de um assunto bem delicado, e que exige uma grande atenção.

E para alcançá-la você precisa ter dinheiro suficiente para manter sua segurança básica, que significa viver com alguma qualidade, segurança contra os imprevistos, que determina que você possua dinheiro para lidar com eles, e segurança futura, que significa poupar dinheiro para ações e projetos futuros.

Porém apesar de o planejamento ser peça fundamental para o alcance da segurança financeira, ao buscar a prática do controle de seu dinheiro, nem sempre as coisas ocorrem conforme o desejado.

Desta forma vamos abordar neste artigo 5 passos para que você consiga planejar e estabelecer a sua segurança financeira.

Manutenção de pontualidade no orçamento pessoal

Seu orçamento pessoal nada mais é do que projetar despesas e receitas para um período de tempo, que pode ser mais curto ou mais longo. E a pontualidade neste controle é fundamental.

Sabendo exatamente os valores que você vai receber será possível estabelecer seu cronograma de pagamentos, incluindo os limites de valores 

Desta forma você consegue deixar suas finanças organizadas de maneira clara, conseguindo visualizar as movimentações, e por consequência planejar investimentos que lhe permitam alcançar novos objetivos pessoais e profissionais.

Controle contínuo dos gastos

Além de saber exatamente os valores de entrada e saída em seu orçamento, é necessário manter este controle por longos períodos, pois somente desta forma você conseguirá estabelecer uma margem financeira para investimentos.

Neste ponto o que realmente importa é você determinar um percentual de seu orçamento que deverá ser poupado.

Desta forma você evita ficar endividado, pois além da economia, conseguirá ajustar seus gastos levando em consideração não somente as necessidades, mas sua capacidade de pagamento.

Não se deixe levar pelo impulso

Um importante benefício do controle de gastos é a distância que você consegue estabelecer do impulso.

Uma grande razão que leva as pessoas ao endividamento são as compras realizadas por impulso.

Desejos e vontades sempre estarão presentes em sua vida, e de forma alguma estamos dizendo que você não deva realizá-los, mas perder a controle de suas finanças por conta deles também não é o cenário ideal. 

O ato de cumprir com seu planejamento deve ser encarado de maneira positiva, pois desta forma você conseguirá satisfazer suas vontades sem colocar a corda no pescoço.

Perguntas como eu preciso e eu posso costumam ser o melhor guia na tomada de decisão no momento em que o impulso se faz presente.

Elas vão permitir que você estabeleça prioridades em relação ao que você deseja adquirir e de que forma poderá pagar.

Determinar as prioridades

O que vai determinar a definição de suas prioridades é a sua capacidade de manter sua segurança básica, contra imprevistos e futura.

As contas que mantém a sua qualidade de vida e estabilidade para permanecer trabalhando e com crescimento devem ser pagas primeiro. Em seguida reserve valores para os imprevistos.

Essa reserva não deverá ser encarada como a sobra após o pagamento das contas. Deve ser tratada como um item do orçamento com a mesma relevância dos demais.

E também é importante lembrar que será um item que poderá apresentar mudanças de acordo com sua rotina. Por último, reserve o dinheiro para os projetos futuros, independente de quais sejam.

A intenção por trás da definição de prioridades é não deixar qualquer conta de lado. Desta forma você não terá que lidar com custos em decorrência de possíveis atrasos. E para que isso não ocorra é fundamental monitorar continuamente seu planejamento.

Peça ajuda quando necessário

Para muitos tratar sua sua economia parece ser um tabu, mesmo possuindo firmes opiniões quando se trata do cenário econômico do país.

Evidentemente que você não deve sair por aí vociferando o quanto ganha, mas não deveria ser motivo de dificuldade solicitar ajuda nos momentos de necessidade.

Neste momento é recomendável que você recorra à pessoas que tenham um bom controle financeiro, principalmente pela experiência positiva que possuem com o assunto.

Os seus pais e amigos são as primeiras pessoas à quem você deve recorrer quando identificar que precisa de ajuda.

Outra opção é recorrer à sua empresa, pois cada vez mais as empresas tem se preocupado com o bem estar de seus funcionários, e a estabilidade financeira é um ponto importante neste processo.

As dicas fornecidas nos permite afirmar que a segurança financeira passa por um processo de compreensão e disciplina, que devem ser exercitados todos os dias, mas que produz resultados extremamente positivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *