Google Acadêmico: descubra como usar esta ferramenta de pesquisa

Google Acadêmico: descubra como usar esta ferramenta de pesquisa
Descubra como utilizar o Google Acadêmico

Muitos usuários já devem ter enfrentado o período em que o acesso à qualquer informação era mais complexo.

Independente do segmento não possuíam a finalidade de acesso proporcionada após a popularização de dispositivos móveis e crescimento e consolidação do universo digital.

Outro fator restritivo na busca por informações se relacionava a questão financeira.

Os materiais procurados tinham um custo nem sempre tão acessível.

Porém com a chegada da internet e de ferramentas de buscas gratuitas de informações, novos modelos de criação de pesquisas e estudos foram concebidos.

E este artigo é para você , que deseja uma ferramenta que se encaixa nesta evolução na busca pela informação.

Aqui vamos apresentar o que Google Acadêmico, explicando quais as suas vantagens e como utilizá-la da melhor maneira.

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma ferramenta que permite a busca de materiais acadêmicos úteis e ricos em informações.

Seu portfólio conta com dissertações, livros TCCs e teses, provenientes do Google Books e de bases de dados acadêmicos que possuem acesso aberto.

Esta ferramenta foi criada em 2004 com o nome de Google Scholar, ganhando uma versão brasileira em 2006, passando a oferecer pesquisas em português.

Estima-se que a ferramenta conte, com mais de 389 milhões de registros, apesar de o Google não divulgar oficialmente.

O layout da ferramenta é semelhante a ferramenta tradicional de buscas da empresa, e o resultado também são apresentados considerando a relevância como principal critério.

Pelo enorme alcance da ferramenta, pesquisadores consideram em suas publicações os ASEO (Academic Search Engine Optimization), buscando pela melhor posição na plataforma utilizando a otimização dos conteúdos.

Vantagens do Google Acadêmico

O Google Acadêmico é um ferramenta que além de gratuita conta com enormes vantagens conforme é possível observar na lista abaixo a seguir

  • Fontes múltiplas gratuitas: o usuário consegue acessar uma gama diversa de informações em várias línguas e área de conhecimento sem precisar despender um centavo para isso;
  • Integrada à bibliotecas universitárias: conta uma base de dados constituída a partir da estrutura de  diferentes bibliotecas online e gratuitas. Se houver a necessidade é possível incluir na base os dados de bibliotecas de pagas, bastando configurar a busca por fonte;
  • Monitoramento de citações: a ferramenta permite que, ao realizar o upload de algum material, sejam criados alarmes para monitorar a citação em outros materiais;
  • Extensão para o Chrome: para quem precisa de praticidade o botão da ferramenta pode ser incluído no navegador do Google. Isso facilitará a leitura das páginas web para a versão acadêmica, além de formatar referências de maneira padronizada;
  • Construção de bibliotecas exclusivas de conhecimento: para facilitar a busca por documentos importantes a ferramenta dispõe do recurso bibliotecas, customizável e com o objetivo de armazenar informações importantes sobre determinado trabalho ou projeto permitindo um controle centralizado.

Utilizando o Google Acadêmico

A utilização do Google Acadêmico não é complicada, sendo bem semelhante as formas tradicionais de buscas no Google.

Porém é necessário um pouco de atenção pois existem alguns elementos que podem facilitar a busca e os resultados apresentados.

O acesso

O acesso à ferramenta pode ser realizado através do endereço  https://scholar.google.com.br/ no navegador utilizado, precisando apenas ter uma conta de email no Google para acessar as suas funcionalidades.

Após acessar a ferramenta, se o seu objetivo for realizar somente pesquisas, não será necessária nenhuma configuração específica, bastando iniciar as buscas através do campo destinado para este fim.

Porém se seu desejo for a inclusão de alguma publicação deverá seguir os seguintes passas para associação com os perfis.

Criação de marcadores

Para os usuários familiarizados com o Gmail a expressão marcadores não é uma novidade.

Eles foram criados para organizar a busca por mensagens enviadas e recebidas facilitando o processo de classificação dos emails de acordo com sua necessidade.

Esta configuração no Google Acadêmico pode ser realizada acessando o menu “My Library” – “Manage labels”.

Lá você define os marcadores conforme o grau de organização desejado como, por exemplo, por disciplina, artigo ou até mesmo autor.

Organização da biblioteca

A estrutura de marcares é sem dúvidas um facilitador em relação a organização da biblioteca.

Mas no Google Acadêmico você pode contar com outro facilitador. Na parte de baixo de cada resultado você encontrará uma estrela, e ao selecioná-la o artigo será salvo para posterior leitura.

Essa função é muito útil para os conteúdos que precisam ser acessados com enorme frequência.

O Google Acadêmico é, sem dúvidas, uma excelente ferramenta para aqueles que possuem sede de informação.

Além de facilitar o processo de busca de informações ainda permite que você personalize os dados obtidos, transformando esta ferramenta em uma base de dados sólida e fragmentada conforme suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *