Growth Hacking: a importância dessa estratégia para seu negócio

Growth Hacking
Growth Hacking: a importância dessa estratégia para seu negócio

O crescimento contínuo é um dos principais objetos de desejo da maior parte das empresas presentes em qualquer mercado.

E sua principal preocupação se torna a potencialização de seu crescimento. Surge então o growth hacking.

Esse conceito se tornou popular nos últimos anos e tem se mostrado um importante solução para o crescimento de negócios.

Este conceito permite um redirecionamento do foco de crescimento de empresas através recursos em menores níveis que o habitual.

Neste conteúdo vamos explicar o que é o growth hacking, o papel de um growth hacker e porque esta estratégia deve ser adotada.

O que é growth hacking

Growth hacking é uma nova maneira de adoção de estratégias com o objetivo de crescer significativa e aceleradamente um negócio identificando os pontos de criticidade. 

As estratégias adotadas preveem a execução de experimentos por equipes responsáveis por elaborar hipóteses, verificando sua validade e testando para descobrir oportunidade que permitam o crescimento acelerado e inteligente de seu negócio.

Sean Ellis foi o profissional que o conceito como marketing orientado a experimentos, tendo utilizado esta estratégia para acelerar o crescimento de startups como o Dropbox, por exemplo.

Os pontos críticos são identificados através de KPIs como vendas, tráfego e leads, métricas de medição de efetividade de estratégias de marketing.

Os KPIs podem variar de acordo com as metas definidas por cada empresa.

Diferença em comparação à outras estratégias

O growth hacking se diferencia de outras estratégias de marketing pois está focada e voltada para os objetivos

E faz isso de forma mais rápida e com os menores custos possíveis através de experimentos que validem as hipóteses levantadas.

O growth hacking exige investimento em ferramentas que viabilizam a realização dos experimentos e automações necessários, bem como a montagem de equipes aptas ao encontra das melhores soluções.

De maneira resumida, as etapas fundamentais para esse processo são o objetivo, a hipótese, os experimentos e as ferramentas.

O papel de um growth hacker

O  é o growth hacker profissional responsável por localizar passagens para o rápido crescimento dos resultados de uma empresa.

Também é responsável pela descoberta de brechas propícias aos crescimento inteligente e acelerado, sempre dentro do campo legal e ético.

Normalmente o growth hacker é oriundo do marketing devido a visão voltada ao crescimento do negócio.

Mas o foco do profissional não deve ser apenas nas vendas e faturamento e sim no cuidado do objetivo do negócio e do grau de eficiência necessário para alcançá-lo.

O perfil do growth hacker costuma ser explorador e criativo, facilitando o encontro de possibilidades para o crescimento além da proposição de hipóteses, capacidade analítica e agilidade para realização de testes e sua rápida comprovação através de dados.

O conhecimento do growth hacker passa, necessariamente, por processos, metodologia de experimentos, tecnologia e desenvolvimento, análise de dados e comportamento de consumidores.

É essencial que o profissional saiba como as pessoas pensam durante a jornada de compra, suas reações e motivações.

Desta forma ele consegue recorrer à seus conhecimentos sobre marketing para localizar gatilhos de crescimento e através de métodos realizar os experimentos necessários e comprovar as hipóteses levantadas.

Isso tudo para, após comprovação, se tornarem processos, escaláveis e repetitíveis, de maneira que reduza os custo e tempo investido na tarefa.

Por que fazer growth hacking

O growth hacking se tornou uma solução com maior segurança para empresas por conta possibilidade de realizar experimentos e analisar dados antes da aplicação das estratégias.

E essas estratégias só passam a ser utilizadas quando os experimentos comprovam sua eficiência.

Isso significa que sua aplicabilidade fica condicionada a comprovação e apresentação de soluções mais baratas e rápidas que o marketing no formato tradicional. 

O principal objetivo do growth hacking é permitir que os negócios se tornem escaláveis, repetitíveis e sustentáveis.

Esta capacidade torna a estratégia extremamente atrativa e permite compreender porque a adesão de startups é grande.

Elas lançam mão da técnica para acelerar seus negócios utilizando poucos recursos, pois conseguem comprovar à possíveis investidores a capacidade do empreendimento em gerar grande impacto no mercado.

A implantação do growth hacking independe do tamanho da empresa, sendo necessária a implantação de uma cultura organizacional mais voltado à ambientes de startups, caracterizados por maior flexibilidade, e com menos hierarquia e burocracia.

É preciso compreender que esta cultura deve se pautar em experimentos, incentivando riscos e aceitando os erros.

Mas isso não significa que a escolha se revelará um tiro no escuro, pois os experimentos só poderão se converter em processos mediante testes e validações.

Também será necessário dotar de autonomia, para tomada de decisões, os profissionais da área.

Um processo de aprovação altamente hierarquizado pode onerar os experimentos já que será necessário maior tempo, levando a sua perda de agilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *