Qual a importância da resiliência em sua vida e como adotá-la?

A importância da resiliência
A importância da resiliência

Muitos falam de resiliência mas nem todas as pessoas sabem o que é ou demonstram habilidade em sua aplicação.

Diante de tantas dificuldades e adversidades que aparecem, você deve ser perguntar como lidar com elas?

Com o intuito de lhe auxiliar, mostraremos nos próximos parágrafos a importância da resiliência e de que forma você pode adotá-la em seu ambiente pessoal ou profissional.

O que é resiliência?

Resiliência é definida como a habilidade, existente no ser humano, para se recuperar de uma adversidade.

Esta habilidade, nativa em alguma pessoas, sempre é necessária, uma vez que você vive em uma sociedade pautada pela diversidade em diversos âmbitos.

Qual a importância da resiliência no ambiente profissional?

A resiliência no ambiente profissional é importante pois permite aos colaboradores a superação de obstáculos e resolução de problemas de modo diferenciado.

A abertura de oportunidades profissionais está diretamente relacionada a estas características.

Essa relação ocorre pois os profissionais resilientes apresentam maior resistência a cobranças e respostas negativas. 

Este profissionais possuem como foco a conquista de resultados positivos e sabem que o não é uma das etapas para ser bem sucedido.

Ser resiliente é uma grande vantagem na sua carreira profissional, além de lhe permitir o desenvolvimento de um comportamento mais adequado e esperado no ambiente corporativo.

Qual a importância da resiliência no ambiente pessoal?

Tão importante quanto no ambiente profissional, a resiliência no ambiente pessoal é fator decisivo na forma como você lida com as pessoas que lhe cercam.

Com a intimidade, é natural que as pessoas sejam menos tolerantes, até mesmo por conhecer os limites uns dos outros.

Neste momento é preciso saber se impor, mas sem usar a intransigência como elemento condutor. Adaptar-se é a melhor maneira de mostrar seu interesse na resolução dos conflitos.

Como desenvolver e aplicar a resiliência?

Apesar de ser uma habilidade presente em muitos, nem todas as pessoas são resilientes.

Mas saiba que é possível desenvolver esta habilidade. E para incorporá-la a sua vida, será necessário executar os seguintes passos:

  • Aprender a lidar com suas emoções: no ambiente de trabalho é fundamental lançar mão da inteligência emocional. Isso lhe permitirá agir de maneira equilibrada e lúcida;
  • Evitar o uso de determinadas palavras: algumas palavras possuem um tom negativo e devem ser evitadas. Dentre elas está a palavra problema. Encare um possível problema como uma oportunidade de crescimento, adaptação e resolução;
  • Seja autoconfiante: a confiança é a chave ao encarar um desafio. Saber quais são suas habilidades e de que forma usá-las lhe permitirá apresentar um melhor desempenho;
  • Reflexão: você deve olhar para o todo e refletir sobre. Com diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, algo comum no mundo corporativo, é importante a apresentação de soluções para as mais diversas situações;
  • Bom humor: o bom humor diante das adversidades é uma das características mais fortes em um pessoa resiliente. Tratar as mais diferentes situações se torna mais fácil ao trazer a tona o bom humor. Como ponto de atenção, procure dosar no humor para não parecer desrespeitoso;
  • Ser sociável: mantenha seu ambiente agradável e leve. Para isso é necessário se relacionar de maneira positiva. Esses vínculos lhe permitirão superar as adversidades e lhe trarão um aprendizado excepcional;
  • Flexibilidade: com o mundo em constante movimento, a flexibilidade é uma importante aliada. A resistência a mudança pode lhe tomar um tempo precioso na carreira.

Como você pode observar, a resiliência é a principal maneira de lidar com as diferenças existente nos mais variados tipos de relações.

Seja no ambiente pessoal ou profissional, quanto menor sua capacidade de adaptação, menores as chances de êxito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *