Metodologia SMART: o que é e como utilizar para elaborar objetivos

Objetivos e metas
Objetivos e metas

Ter um objetivo de vida é um diferencial no momento de definir a maneira como você conseguirá alcançá-lo.

Pessoal ou profissionalmente, os objetivos são os responsáveis por orientar seus esforços rumo ao que deseja.

Mesmo diante da necessidade de ter objetivos, a cautela deve estar presente, pois o seu foco deve ser o estímulo ao seu esforço.

Com este intuito a aplicação das metas SMART faz todo sentido, e é sobre elas que falaremos neste artigo.

O que são metas SMART?

A metodologia SMART é um meio voltado para a elaboração de objetivos com foco principal em eficiência.

A grosso modo, trata-se de um lista, através da qual é realizada uma verificação e avaliação para validar a presença de requisitos que permitam o alcance de um resultado.

A palavra SMART, dentro da metodologia, é uma sigla que possui uma definição para cada uma de suas letras, e que são descritas da seguinte forma:

S – Specific

M – Measurable

A – Attainable

R – Relevant

T – Time based

Específica (S)

O alcance de objetivos só é possível se seus envolvidos compreenderem, claramente, do que se trata. E para que esta compreensão ocorra, este objetivo precisa ser específico

Para que se consiga alcançar os objetivos traçados em uma meta, é necessário que todos os envolvidos tenham claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica.

Para auxiliar na especificação de uma meta, a metodologia SMART sugere que sejam respondidas as seguintes perguntas:

  • O que desejo alcançar com essa meta?
  • Quem são os responsáveis por ela?
  • Onde essa meta será realizada?
  • De que maneira ela será alcançada?
  • Por que seguir esta meta?

Mensurável (M)

Qual a utilidade de uma meta se sua medição não for possível? Teremos um total desperdício de recurso.

A satisfação de clientes é uma excelente meta, porém só faz sentido e proporciona resultado se for medida. Esta medição é que permitirá uma análise detalhada de pontos fortes e fracos que devam ser otimizados ou corrigidos.

Para mensuração de uma meta, segundo a metodologia SMART, será necessário responder às seguintes perguntas:

  • Qual o resultado esperado?
  • Quanto tempo é necessário para o alcançar esta meta?

Atingível (A)

Uma meta que não possa ser atingida, não deve ser definida. Mesmo diante desta obviedade, muitas pessoas e empresas deixam a desejar neste quesito.

O seu prejuízo é irreversível, desmotivando e frustrando o time, pois apesar da definição e equalização, os resultados esperados não se fazem presentes.

Para garantir a definição de metas atingíveis é necessário considerar dois pontos extremamente importantes:

  • Considerando o histórico apresentado, o objetivo definido pode ser atingido?
  • Ao considerar a opinião de colaboradores, eles acreditam na possibilidade de alcançar a o objetivo?

Relevante (R)

Ao estabelecer uma meta e determinar seus responsáveis, além de compartilhar a responsabilidade por seu alcance, você precisa elaborar as estratégias necessárias.

Porém estas ações não terão valor se os colaboradores envolvidos não perceberem a relevância das metas.

Para que o envolvimento seja significativo, é necessário que a meta estabelecida apresente um alto nível de relevância.

Uma meta sem valor, que não possua qualquer efeito ou influência sobre um negócio, certamente será colocada em segundo plano.

A relevância de uma meta está diretamente ligada aos números que conduzem a empresa. Faturamento, lucro, custos e base de clientes são alguns deles.

Temporal (T)

Ao estabelecer uma meta você precisa ter em mente qual o prazo necessário para o seu alcance. Objetivo e prazo devem caminhar lado a lado como forma de evitar que este objetivo se perca em meio a tantos outros e por conseqüência perca a sua importância.

Dicas para bons resultados

Para lhe ajudar a estabelecer objetivos relevantes, baseados na metodologia SMART, apresentamos as seguintes dicas:

  • Monitoramento do desempenho das ações: é essencial que seu time, incluindo você, acompanhe de perto cada meta estabelecida e seu respectivo desempenho. Procure não deixar esta análise para última hora. Determine uma agenda para as avaliações. De acordo com o desempenho, ajustes nas metas podem ser necessários;
  • Manutenção do envolvimento do time: cada integrante do time possui responsabilidade sobre o desempenho e entrega do objetivo. Ao delegar as responsabilidades de cada envolvido, procure conscientizá-los da importância e necessidade de empenho de cada um para alcançar o resultado esperado;
  • Apresentação dos resultados: ao alcançar uma meta, é fundamental a apresentação dos resultados. Isso permite ao seu time se sentir valorizado e reconhecido pelo empenho despendido.

Como as metas se relacionam com a produtividade?

Criar metas significa, além de nortear ações e estratégias, o estímulo aos profissionais envolvidos em um objetivo rumo ao seu alcance.

As metas são um direcionamento ao lugar ou conquista desejados. Devido à alta concorrência, interna e externa, as metas auxiliam no desenvolvimento de melhorias contínuas no ambiente e nos processos utilizados.

Aos utilizar metas você permite que seu time desempenhe um papel decisivo nas estratégias e nos resultados alcançados, fazendo inclusive com que sua produtividade seja maior e mais relevante, pois geram impacto sobre todo o negócio.

Após esclarecer o que são é a metodologia SMART, ficam claros a sua importância e impacto sobre o seu negócio e seus times. 

E com essa grande relevância, é importante que todos tenha conhecimento de como implementar essa metodologia em suas atividades.

Compartilhe com seus times este conteúdo e permita que eles reflitam e incorporem este método em seu cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *