O que é o medo de fracassar e como evitar se deixar levar por ele

Um profissional desolado por algo não alcançado. a sensação de fracasso parece tomar conta.
O medo de fracassar

Sentir medo é algo muito difícil de se evitar, assim como em alguns momentos pensar ser uma fraude também toma conta dos pensamentos de algumas pessoas.

Preocupação constante com o que outras pessoas pensam a seu respeito, questionamento de suas habilidade ao passar por um problema e não admitir o questionamento de suas capacidades ao não conseguir realizar uma entrega são indícios, comuns, dentre os que demonstram medo de fracassar, ainda mais entre freelancers.

Psicologicamente falando, esse sentimento é de fácil compreensão. Apesar da normalidade ao lidar de formas diferentes com esse problema, a maioria das pessoas se sente incomodada, chegando a se culpar em alguns momentos, o que acarreta dificuldades mais extremas.

Para evitar que o medo de fracassar seja um impeditivo em sua carreira trazemos alguns exercícios simples, e que lhe darão o poder de superar esse sentimento.

A inevitabilidade do fracasso

Em algum momento da vida todo ser humano se sente uma fraude ou não consegue superar alguma disciplina que aparenta ser difícil demais para ser superada.

Profissionais famosos, como Bill Gates e Steve Jobs também já falharam, mas nem por isso deixaram de ser grandes destaques em suas áreas de atuação ou optaram pela desistência. Pelo contrário, persistiram na luta.

É necessário se acostumar com a possibilidade do fracasso, é algo que não se pode evitar. Em algum momento irá acontecer.

O grande segredo é saber lidar com ele, isso diferencia os vencedores dos perdedores.

Lidando com os problemas de maneira simplificada

Quanto maiores forem as etapas que incluímos em nossos problemas, maior a dificuldade em superá-los.

Simplificar os motivos que o levaram à falha é uma maneira de facilitar a identificação do que e como fazer para não persistir em um mau resultado.

É preciso agir de forma direta, através do estabelecimento de metas e etapas a seguir, para que as tarefas sejam cumpridas com sucesso.

Desta forma você evita focar em todas as possibilidades e ações que levaram à um resultado abaixo do esperado.

Quanto mais falhas, mais sucesso

“Não existe fracasso, apenas feedback”. Esta é uma conhecida frase norte-americana e faz referência ao fato de as pessoas mais bem sucedidas terem uma maior quantidade de desafios em suas jornadas. Steve Jobs e sua história na Apple são um exemplo.

Ao perceber um baixo nível de energia ao seu redor, a ponto de influenciar seu trabalho, lembre- se das pessoas que admira, seus ídolos.

Eles também, em algum momento de sua jornada, fracassaram. Mas não deixaram de lutar e persistir na batalha, até chegar aonde estão.

O fracasso sempre é temporário

Nenhuma pessoa é um fracasso. O fracasso é uma coisa momentânea, que ocorre com qualquer pessoa, independentemente de qualquer ação ou esforço.

As falhas não diferenciam as pessoas. Se você se atentar às grandes obras de ficção, antes de alcançar o que sempre sonharam, os seus protagonistas sempre se deparam com muitos problemas, alguns deles suficientemente fortes para convencê-los a desistir de seus objetivos.

A partir do momento em que você se visualizar como protagonista de suas ações, lidar com o fracasso pode ser uma ação menos árdua.

Procure por momentos de distração

Se uma tentativa não funcionou desta vez, ficar pensando nisso durante um dia ou um período de tempo maior não vai fazer nenhuma diferença, ou vai?

De forma alguma você deve fugir dos motivos que o levaram às falhas, só que a obsessão por isso é um enorme problema.

A melhor forma de resolver isso é tirar a situação de sua frente. Isso pode ser feito assistindo à um filme, uma série, lendo um livro, um bate papo com amigos ou conhecidos em um ambiente descontraído.

O importante é fazer com que sua mente, por alguns momentos, deixe de lado aquele sentimento de fracasso.

Crescimento pessoal diante das adversidades

Para que o protagonista de uma história consiga se superar nos momentos de dificuldades, é preciso que utilize todas as oportunidades oferecidas para alcançar o crescimento pessoal.

Basicamente a ação é identificar e entender qual barreira está lhe impedindo de melhorar, e agir para mudar este cenário.

Viaje no tempo! Preferencialmente para o futuro

Imagine-se no futuro. Procure pensar onde você deseja estar daqui à um determinado período de tempo, cinco, dez, quinze anos. Exercite este modo de pensar.

A partir daí desenvolva um plano e foque nele. Isso lhe ajudará a minimizar os fracassos e a compreendê-los como parte de sua jornada. Procure projetar o seu futuro, determinando o que você precisa fazer para alcançá-lo.

A paixão como mola propulsora

Se a carreira escolhida por você for sua grande paixão, o caminho para o sucesso será mais simples. As dificuldade serão facilmente superadas.

Neste sentido é importante que que você consiga identificar o quanto antes quais são as atividades profissionais que lhe proporcionam maior prazer e que possam expandir seu potencial.

Evidentemente que trabalhar por vocação torna tudo mais fácil e prazeroso, mas nem sempre será possível.

Mas ao ter sua paixão envolvida em seu trabalho, os esforços constantes e fracassos serão encarados com muita disposição.

Viva o presente!

Imaginar qual o impacto do fracasso de hoje no seu futuro é a pior forma de lidar com esta situação.

Diante de um enorme problema, ficar inerte perante suas limitações será um grande obstáculo, mas nem por isso você deve transpor uma derrota em uma batalha de hoje para o futuro.

Qualquer ação tomada no presente será decisiva para evitar que resultados ruins se repitam e para obtenção de resultados positivos.

A ausência do autoconhecimento é responsável por fazer o medo de fracassar ser mais frequente na vida das pessoas.

A melhor forma de superar a falta de autoconhecimento  é lançar mão de exercícios de autoavaliação, que permitem à pessoa conhecer melhor sua limitações e desenvolver maneiras de superá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *