O que é a Gestão de riscos e como sua empresa pode se beneficiar

O que é a Gestão de riscos e como sua empresa pode se beneficiar
Gestão de riscos e os benefícios para sua empresa

A Gestão de Riscos é um tema presente em 10 a cada 10 empresas estabelecidas no mercado. Isso porque é um elemento que pode determinar o seu sucesso ou fracasso .

Abdicar deste tipo de gerenciamento é uma atitude que não deve ser considerada, visto o tamanho e alcance de sua abrangência em uma organização.

E para ajudá-lo a entender do que se trata este tema, vamos explicar neste artigo o que é a Gestão de Riscos, quais os modelos adotados e que benefícios podem ser obtidos ao adotá-la.

O que é Gestão de Riscos?

Gestão de riscos é a adoção de medidas com potencial para prevenção ou eliminação de riscos. Trata-se também da identificação de oportunidades que gerem valor para uma organização.

Este tipo de gestão engloba uma série de processos, bem específicos, focados na prevenção, evitando que uma empresa seja prejudicada em consequência de riscos sinalizados.

Estes riscos indicam para o gestor impactos distintos e quais são as probabilidades de se tornarem reais.

Lançar mão da gestão de riscos implica no desenvolvimento e utilização de estratégias voltadas para a manutenção do equilíbrio entre metas e objetivos traçados e os perigos a seu redor.

Modelos de gestão de riscos

Modelos de gestão de riscos são as formas de atuação de um empresa frente aos perigos apresentados de acordo com suas áreas.

Inicialmente um gestor precisa compreender que quanto maior o risco envolvido em algum negócio, maior poderá ser o retorno financeiro.

Em função desta possibilidade de retorno o time de gestão é continuamente pressionado para que permita a existência de um nível de risco equivalente ao desejo lucrativo da empresa, mas em nível considerado adequado.

E para os gestores não ficarem descobertos no exercício de suas atividades é primordial a presença de habilidades, métodos, ferramentas e sistemas que permitam um condução equilibrada e contínua dos riscos

Os gestores não podem se deixar dominar pelo medo, pois em empresas de sucessos procuram se posicionar de um modo diferenciado em relação à sua concorrência, assumindo maiores riscos.

Porém essas organizações adotam gestões satisfatórias de riscos, pautando-se em processos sólidos, resultando no alcance dos objetivos e mantendo operações com elevados níveis de resultados.

Gestão de risco de mercado

Este modelo está focado no preparo da empresa para um ambiente com forte presença na flutuação de preços das matérias-primas e outros recursos por ela utilizados.

Gestão de risco de crédito

Esta modalidade atua na proteção da empresa em cenários de eventuais perdas nas receitas fruto das vendas realizadas a prazo.

Gestão de risco de liquidez

Neste modelo de gestão o objetivo é a manutenção, em caixa, de recursos suficientes para cumprimentos das obrigações associadas aos negócios da empresa.

Gestão de risco operacional

A gestão operacional se atenta a fatores internos e externos que possam ocasionar a interrupção das operações presentes na empresa.

Legislação, economia, clima, greves e falta de manutenção são alguns exemplos de fatores internos e externos que podem influenciar as operações.

Se atente a estes elementos pois eles são utilizados para criação de uma mapa de gestão de riscos, preparando não somente o gestor mas também a empresa para ameaças e oportunidades que surgirão.

Benefícios da gestão de riscos

O primeiro benefício obtido é a facilidade para fechar um contrato de seguro empresarial, isso porque um dos princípios que precisam ser seguidos é o do risco incerto.

Ao apresentar um modelo de gestão de riscos você ganhará muitos pontos no momento da vistoria e análise da sua empresa pela seguradora.

O segundo benefício é a economia anual com o investimento na apólice pois de acordo com o modelo de seguro a ser contratado e a estrutura utilizada por sua empresa, podem ser oferecidos abatimentos de valores.

O terceiro benefício é obtenção de maior tranquilidade. Isso porque o trabalho de gerenciamento permite um bom nível de tranquilidade, já que você terá um amplo mapeamento dos perigos relacionados à seu negócio.

Este mapeamento também permitirá que você desenvolva um plano de ação para cada risco envolvido, aumentando o controle sobre o negócio.

A adoção deste modelo de gestão em seu negócio é crucial para determinar o grau de estabilidade no qual você e seu negócio estarão envolvidos.

O controle de cada ação e resultado é crucial para o equilíbrio necessário da saúde de sua empresa, e por consequência da satisfação de colaboradores e clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *