O que é o feedback e por que ele é tão importante?

Feedback: sua definição e importância
O que é feedback e qual sua importância

Importante ferramenta de avaliação e controle de desempenho o feedback nem sempre é utilizado da maneira mais adequada, perdendo muito de seu valor e utilidade.

Mas essa aplicação inadequada passa também pela falta de informação sobre a importância deste elemento tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Para que esta ferramenta possa ser utilizada de forma a proporcionar a contínua evolução dos profissionais e das empresas vamos abordar neste artigo a sua definição, suas diferentes modalidades e a relevância nos cenários em que é aplicada.

O que é feedback?

Feedback é um retorno fornecido à um profissional sobre seu desempenho. Trata-se um ato através do qual se expressa uma crítica ou sugestão com objetivo construtivo.

É também considerada um forma de comunicação realizada através de resposta escrita, elogiosa e analítica.

De maneira objetiva, é uma forma de apontar aos funcionários os elementos que deve ser mantidos e os que precisam de correção no decorrer do trabalho. Outro ponto importante é que o conceito de feedback deixa claro que este elemento é um forma de comunicação, e não uma palestra, logo não é recomendado iniciar o diálogo apresentando certeza quanto a sua conclusão.

Diferentes tipos de feedback

Por se tratar de uma forma de comunicação o feedback pode ser aplicado de diferentes formas, não existindo uma abordagem padrão, pois as características da pessoa que receberá o retorno precisam ser consideradas.

Logo não existe uma maneira certa ou errada para aplicação do feedback, mas as diferentes formas podem proporcionar resultados positivos quando bem utilizadas. Via de regra,o feedback é dividido em 4 categorias:

  • Formal: é a modalidade tradicional, onde o gestor solicita a presença de seu liderado em um reunião, em que são apresentados pontos que precisam de reforço e também os que necessitam de correção. O período de aplicação costuma acontecer em intervalos maiores de tempo, estando alinhada ao cumprimento de metas e objetivos estabelecidos;
  •  Informal: é a modalidade utilizada no dia a dia, aplicada de maneira contínua com o objetivo de manter o funcionário motivado e focado para aumentar sua produtividade, pois mostrará que o líder dispensa atenção relevante ao profissional;
  • Positivo: neste tipo de avaliação o objetivo é destacar os pontos positivos de um funcionário, reforçando a importância do comportamento elogiado para o andamento do trabalho, inclusive influenciando os demais membros da equipe profissional. Um retorno positivo também muda a percepção que uma funcionário possui de seu líder e seu time;
  • Negativo: também conhecido como corretivo possui foco na modificação de um comportamento que seja prejudicial ao profissional que o pratica  e também ao ambiente de trabalho. Vale ressaltar que a aplicação de um feedback negativo exige um alto nível de cuidado para que não ocorra a percepção de ofensa e desrespeito. Um atitude negativa durante este momento pode resultar no desestímulo do profissional avaliado, e a partir disso desencadear uma série de atitudes que prejudiquem o trabalho a ser realizado.

A importância do feedback

O feedback é uma avaliação fundamental no processo de orientação de profissionais e seus comportamentos e desempenhos, direcionando-os para atitudes compatíveis com seu momento profissional e metas e objetivos traçados.

Esta avaliação também permite ao avaliado ter uma noção de como as pessoas a sua volta enxergam suas atitudes e comportamento.

A ausência de um feedback bem estruturada e objetivo pode levar um profissional a atitudes que não permitam sua evolução e amadurecimento profissional.

Portanto, todas as informações fornecidas durante o processo de feedback devem ser analisadas, processadas e colocadas em prática, pois vão resultar em comportamentos benéficos a todos os envolvidos no ambiente de trabalho.

Autoestima, motivação e produtividade são alguns elementos que podem sofrer um revés quando não existe um feedback ou quando ele é aplicado de maneira errada.

Muitos são os profissionais, que apesar do comprometimento com o trabalho precisam de orientações. 

É natural do ser humano a necessidade de um norte, e por diversos momentos durante o exercício do trabalho a rotina pode impedir um profissional de perceber sua evolução.

Além disso, a ausência de feedback pode, erroneamente, transparecer descaso por parte da empresa, o que será fatal nos resultados e no andamento comportamental, já que ao perceber que não é notado o profissional pode criar e propagar comportamentos incompatíveis.

Como você pode observar, o feedback é um elemento fundamental para seu desenvolvimento profissional, mas também para sua evolução enquanto pessoa.

Apesar de ser utilizado costumeiramente em ambiente profissional, um feedback bem aplicado e administrado pode produzir efeitos positivos em um cenário bem mais amplo.

Procure identificar se você tem recebido ou aplicado os feedbacks necessários e corrija sua postura se e quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *