Como otimizar seu perfil no Google Meu Negócio em 6 passos

6 passos para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio
Como otimizar seu perfil no Google Meu Negócio em 6 passos

O sucesso no Marketing Digital para, obrigatoriamente, por uma boa estratégia, e esta precisa estar baseada em localização, contando com o apoio do SEO.

Dos mais novos aos mais experientes, todos os profissionais de marketing precisam acompanhar a evolução do universo digital.

E não podem desconsiderar o fator local, pois atualmente a busca por produtos e serviços na região de origem da pesquisa tem se tornado frequente.

E para que o seu trabalho se torne menos complexo vamos trazer neste artigo 6 dicas para que você possa utilizar o Google Meu Negócio como parte deste processo.

O Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google para auxiliar proprietários de empresas no gerenciamento de presença online.

Através desta ferramenta é possível aos proprietários estabelecerem sua presença no universo digital  focando em um público próximo, que esteja localizado em sua região.

6 dicas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio

Agora que você já tem a noção do que é a ferramenta e como ela reflete a imagem de seu negócio é o momento de criar e otimizar um perfil.

Criação de listagem

Sua primeira ação deve ser a criação de uma listagem no Google Meu Negócio, porém antes você precisa se certificar se já não possui essa listagem na ferramenta.

De acordo com o tempo de existência de seu negócio a listagem já pode existir, sendo necessário que você a reivindique.

No seu perfil na ferramenta será necessário inserir as informações comerciar mais importantes. Se a listagem já existir você será notificado.

Nesta etapa é fundamental indicar se sua empresa entrega bens ou serviços para os clientes em seus locais.

Pois se sua empresa opera fora de uma sede física, esta informação é extremamente valiosa e facilitadora.

Adição e edição dos detalhes comerciais

Após a criação da listagem, faça login no Google Meu Negócio e confirme se está utilizando a “exibição de cartão”. 

Na sequência escolha a listagem que deseja gerenciar através do menu Gerenciar local. Em seguida preenchas as informações:

  • Endereço;
  • Entrego bens e serviços aos meus clientes nos locais deles;
  • Sua área de serviço;
  • Eu atendo clientes no endereço da minha empresa.

Verificação da listagem

Após o envio das informações detalhadas da empresa será necessário verificar sua listagem. trata-se de um processo de validação.

Esta verificação possui impacto direto sobre a visibilidade e desempenho de sua listagem de empresas.

Solicite a verificação por email pois desta forma o Google, pois ao criar a lista você teve de informar seu endereço comercial de email e o buscador saberá que você recebe suas mensagens por lá.

A verificação também contribui para que listagens falsas sejam eliminadas da ferramenta. Sendo assim, até que listagem seja verificada, sua empresa não será exibida.

O processo de verificação ocorre em menos de uma semana, onde o Google lhe envia um cartão postal com o código de verificação, para confirmação junto à ferramenta.

Publicação da listagem

Ao publicar a listagem de sua empresa no Google Meu Negócio é importante validar se todos os recursos oferecidos pela ferramentas foram preenchidos.

Aqui também será necessário aplicar os preceitos do SEO, incluindo palavras-chave que permitam à sua empresa ser localizada.

Atualize constantemente o horário de operação de sua empresa, e também inclua imagens de seu negócio.

Outro elemento importante na publicação da sua listagem é a interação com seus clientes. Mantenha disponibilidade para responder à seus clientes.

Ao agir desta forma você deixa clara sua posição de valorização de seu clientes e do feedback por eles proporcionado.

Fotos da listagem

Ainda falando sobre as fotos do listagem é necessário dedicar uma atenção especial à imagem do perfil, pois será a de maior exposição.

Evite utilizar o logotipo de sua empresa. Opte por uma imagem mais atrativa e com conceito mais abrangente, deixando claro o que representa seu negócio e o que oferece.

Além do perfil você deverá adicionar imagens de seu logotipo, foto para capa e demais imagens, sempre seguindo as práticas recomendadas pelo Google.

O formato deve ser JPG ou PNG, com tamanho de 10kb à 5 mb, resolução mínima de 720px de altura, por 720px de largura.

As imagens deve contar com muito foco e ótima iluminação, evitando o excesso de filtros presentes em fotos pessoais.

Monitoração das informações

O monitoramento das informações de sua listagem além de fundamental é facilitado devido os progressos realizados pelo Google em termos de dados analíticos. Os relatórios passaram a se chamar Insights e contam com as seguintes informações:

  • Como os clientes encontram sua listagem;
  • Onde os clientes o encontram no Google;
  • Ações do cliente;
  • Solicitações de direção;
  • Telefones;
  • Fotos.

Estes elementos permitem que você compreenda de que forma seus clientes se relacionam com suas informações e serviços, permitindo que você proponha um melhor direcionamento para estratégia de atração.

Agora que você já possui mais detalhes sobre a otimização de perfil no Google Meu Negócio, aproveite para verificar sua listagem.

Certifique-se que suas informações estejam registradas de forma a facilitar a localização de seus serviços por seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *