
Uma persona, cada vez mais se torna o elemento chave na criação de bons conteúdos e no relacionamento entre clientes e empresa.
Mas mesmo com essa relevância, muitos empreendedores não consideram a criação e utilização de personas em seus negócios, seja por falta de conhecimento ou outros motivos.
Fato é que, em meio ao mundo digital e a pulverização da informação e do empreendedorismo, qualquer detalhes faz a diferença na sua relação com seus clientes.
E a utilização de personas, além de um grande diferencial, é um norteador de ações e estratégias.
Se você deseja saber maiores detalhes sobre o que são as personas e como criá-las, continue a leitura deste artigo e aprenda como adotar as personas em suas estratégias.
O que é a persona?
A persona é um retrato fictício do cliente ideal do seu negócio. Esse retrato é criado pautado por informações reais do comportamento e das características demográficas de seus clientes.
Histórias pessoais, objetivos, motivações, preocupações e desafios também compõem esse retrato.
A existência de contato com seu público-alvo permitirá que consiga definir muito bem sua persona, pois através deste contato serão percebidas características existentes em diversos compradores em potencial.
A sua base de clientes, caso você já possua, é a origem ideal para o início das investigações necessárias.
Os diferentes perfis tendem a não atrapalhar. Cabe salientar também, seu foco deve estar nos clientes satisfeitos e nos insatisfeitos também.
Independente de como seu clientes enxerga sua marca hoje, certamente lhe trará insights sobre como se relacionar com eles.
Diferenças entre persona e público-alvo
Saber qual o seu público é fundamental para estabelecer uma estratégia de vendas e relacionamento comercial.
A otimização dos resultados, bem como a assertividade na produção de conteúdo, passa pela percepção que você obtém sobre pessoas que já compraram ou pensam em comprar com você.
Mas o que nem sempre se aborda são as diferenças entre persona e público-alvo. E a compreender estas diferenças significa evitar o usos de estratégias inadequadas.
O público alvo representa uma parcela de clientes que você deseja conquistar. Trata-se de uma fatia da sociedade que apresentam características semelhantes.
Para definirmos o público-alvo consideramos as seguintes informações, associadas à a sua sociodemografia:
- Educação;
- Classe social;
- Sexo;
- Idade;
- Nacionalidade;
- Profissão.
Como exemplo do público-alvo temos, mulher, com idade entre 35-45 anos, pertencente à classe média, brasileira, residente no interior de São Paulo, graduada em direito, trabalhando em um consultoria jurídica, e buscando uma recolocação profissional.
Já para definir a persona, além da utilização das informações do público-alvo, são acrescidas informações de carácter psicográfico:
Informações sociodemográficas
- Nome
- Sexo
- Idade
- Classe social
- Nacionalidade
- Localização
- Escolaridade
- Profissão
Características comportamentais
- Gostos pessoais
- Sensibilidade a preços de serviços e produtos
- Qualidade desejada em um produto ou serviço
Informações psicográficas
- Personalidade
- Estilo de vida
- Valores morais
Como exemplo de um persona bem definida temos Rafaela, mulher de 36 anos, classe média, brasileira, residente no interior de São Paulo, na cidade de Americana. É graduada em direito, trabalha em uma consultoria jurídica, mas deseja uma recolocação profissional. Adora cozinhar e pensa com afinco em dispor de maior dedicação à esta atividade. Aos finais de semana convida seus amigos e se dedica a preparação de belos jantares. Não faz aquisição de produtos caros por pertencer à classe média, mas não se opõe a investir mais dinheiro se tiver acesso a materiais de ótima qualidade. Ela é bem humorada, divertida e vive rodeada de pessoas.
Como a persona se relaciona com o conteúdo?
A relação da persona com o conteúdo é o que define a existência de seu contato com sua empresa.
A persona é a base para definição dos tipos de conteúdos e produtos disponibilizados, bem como periodicidade e canais.
A persona é a referência para sua produção de conteúdo, pois a partir de seus hábitos você consegue determinar como tornar este conteúdo mais palatável, de uma forma que a persona nem perceba que se trata de propaganda.
Passo a passo para criação da persona
Para criação da persona ideal para seu negócio, a primeira atitude que você deve tomar é deixar de lado a crença de que suposições e palpites lhe ajudarão.
Pesquisas, entrevistas, coleta e análise de dados junto à clientes, leads e prospects são fundamentais para garantir a compreensão de quem é seu comprador ideal e qual produto lhe pode ser ofertado.
As pesquisas são realizadas sob 2 aspectos: qualidade e quantidade. Lembre-se de criar uma extensa lista de perguntas sempre considerando o seu segmento de negócios.
Para maior assertividade na criação de sua persona é necessário executar quatro etapas, fundamentais e criteriosas:
Coleta de dados
Clientes, leads e prospects são as suas principais fontes de obtenção de informações de suas personas. O seu público tem melhores condições de ajudar a entender padrões comportamentais no momento de definição de sua persona.
A coleta dos dados deve ser iniciada definindo quais perguntas você deve fazer aos entrevistados. Lembre-se que essas perguntas serão a base para criação da persona
Vale a pena você segmentar essa coleta de dados conforme a estratégia que você pretende utilizar.
Inicialmente é válida a divisão das perguntas em blocos, como por exemplo, demografia, características pessoais, comportamento no consumo de conteúdo e qual visão possuem da empresa.
Questões demográficas:
- Seu gênero;
- Sua idade;
- Sua cidade;
- Sua escolaridade;
- Seu cargo;
- O que você faz no trabalho;
- O segmento de sua empresa;
- O tamanho da empresa.
Questões pessoais:
- Como é a sua rotina?
- Quais as suas principais responsabilidades?
- Quais os seus principais objetivos?
- Qual a sua trajetória profissional?
- O que é ser bem-sucedido em seu trabalho?
- Quais os maiores desafios em seu trabalho?
Questões sobre consumo de conteúdo:
- Em quais redes sociais você está?
- Como aprende novas habilidades e informações para o trabalho?
- Quais formatos de conteúdo você gosta e quais meios?
- Quais assuntos você mais acompanha?
Questões sobre a visão que possuem da empresa:
- O que te motivou a procurar as soluções da empresa x?
- Como a empresa x lhe ajuda a solucionar seus desafios?
- Qual a maior qualidade da empresa x?
Análise dos dados
Na segunda etapa você precisa identificar as características em comum que existam entre os clientes. Problemas, reclamações e soluções, por exemplo.
Este é o momento de localizar o que determina o desejo destas pessoas pela mesa demanda de conteúdo.
A partir desta análise você pode mapear as personas identificadas nas entrevistas e priorizar as mais importantes para sua estratégia.
Lembre-se que não há limitações mínimas ou máximos, porém é você precisar compreender que a sua estratégia será baseada na persona.
Portanto a quantidade de personas que você decidir utilizar deverão fazer parte integralmente de suas estratégias.
Estruturação da persona
Agora que você já possui todos os dados necessários, é o momento de partir para criação da persona, através de sua organização e estruturação.
Este é o momento de transpor para um editor de texto, por exemplo, todas as informações que você possui sobre sua persona. O objetivo deve ser a sua personificação.
Defina seu nome, sua idade e sua profissão. Relate o seu cotidiano, considerando hábitos pessoais e profissionais.
Agora você precisa enxergar a sua persona como uma pessoa de verdade. Aquela pessoa que consumirá seu conteúdo, adquirir seus produtos e se relacionar com sua empresa.
Compartilhamento dos resultados
Uma etapa de muita importância em todo o processo de concepção de sua persona é a divulgação para o seu time e todos os envolvidos nas estratégias de atração e conversão.
Por mais distintas que sejam as áreas da sua empresa, se elas estão diretamente envolvidas nas estratégias, devem receber informações detalhadas da sua persona.
Neste artigo você descobriu o que são as personas, sua importância e como defini-las. Com as informações obtidas é hora de agir.
Crie a sua persona e veja como suas estratégias podem apresentar resultados mais efetivos, e como seu relacionamento com seus clientes terá um enorme ganho.
Compartilhe e comente este conteúdo com seu time e prepare-se para decolar rumo aos sucesso.