Pilares do SEO Mobile: o que são e qual a sua importância

Pilares do SEO Mobile
Pilares do SEO Mobile e sua importância

O SEO Mobile torna-se elemento de destaque a medida em que o Google, baseado na experiência dos usuários, entende que o acesso através de dispositivos móveis tem se tornado caminho prioritários de quem busca por informações.

Este elemento passa a ter enorme relevância pois é capaz de colocar um site entre os primeiros nos resultados de busca, ou simplesmente dificultar seu rankeamento. 

Pensando nisso é fundamental que os profissionais envolvidos com marketing digital saibam como alinhar suas páginas conforme as determinações do Google e para isso vamos detalhar o que é o SEO Mobile, sua importância e pilares no cenário digital.

O SEO Mobile

O SEO Mobile é um conjunto de boas práticas, além de estratégias, configurações, metodologias e ferramentas disponíveis para utilização por profissionais envolvidos com o Marketing Digital visando a indexação de páginas e o melhor rankeamento de sites nas pesquisas através de dispositivos móveis. 

A proposta do SEO Mobile é repaginar sites que necessitam de adaptação ao novo padrão de comportamento dos usuários, passando por ajustes, de códigos HTML até parâmetros relacionados ao planejamento e produção de conteúdo.

Apesar de ser um fator importante, possuir um site responsivo não é critério suficiente para alcançar uma boa posição nos mecanismos de busca.

Isso porque ser responsivo significa que o site possui apenas a adaptação automática de seu layout à diferentes formatos de tela.

O ajuste para as boas práticas do SEO em dispositivos móveis compreende, dentre outros elementos, de:

  • Velocidade: critério que considera o tempo para carregar os elementos e conteúdo da página;
  • Tamanho da página: aqui é considerado o consumo de dados dos planos de internet quando as páginas são acessadas;
  • Fidelidade: este critério considera o grau de semelhança entre as versões móvel e desktop em se tratando de conteúdo e recursos;
  • UX (User Experience): aqui são considerados todos os elementos relativos à experiência do usuário durante a navegação.

A importância do SEO Mobile

Apesar do consistente crescimento de telefones móveis ativos nos últimos anos, existe a expectativa de que, gradualmente, seja alcançada uma equivalência entre o número de aparelhos e usuários, deixando de haver a necessidade de mais de um equipamento por pessoa.

Devido a tecnologia dos modelos atuais, é possível que uma pessoa condense em apenas um equipamento todas as funções necessárias tanto para uso pessoal quanto profissional.

Hoje um smartphone é peça fundamental no cotidiano da população, e uma das principais vitrines para chamar a atenção do público e estabelecer um relacionamento.

Esta necessidade direciona as escolhas das empresas para estratégias que encontrem esse público no canal onde eles se encontram.

Porém o SEO Mobile ganhou maior notoriedade a partir das mudanças adotadas pelo Google em seus sistemas de indexação e rankeamento de conteúdo.

E dois elemento ganharam muito destaque aos que objetivam melhorias em seus sites: Mobile Friendly e First index.

Mobile Friendly

O Google Mobile Friendly traz em seu DNA o conceito de amigável para dispositivos móveis, o que significa dizer que precisam apresentar um layout exclusivo para smartphones.

Visto também como layout secundário, este design precisa ser detectado pelos navegadores e reproduzido automaticamente.

Contendo ou não semelhanças com a versão desktop, a estrutura mobile deve ser criada com o objetivo específico de otimizar a navegação através dos dispositivos móveis.

O Mobile Friendly se tornou critério para rankeamento em 2015, e desde então não dar a este elemento a devida importância resulta na perda de prioridade na SERP quando as pesquisas são realizadas em dispositivos móveis.

A facilidade de navegação, velocidade de carregamento, controle por toque e responsividade são os fatores considerados pelo Google.

Mobile First Index

Quatro anos mais tarde, em 2019, o Google avançou mais uma etapa em seu processo de melhoria de SEO voltado para o universo mobile, incluindo o Mobile First Index à indexação de seus em seu mecanismo de busca.

A partir deste movimento o Google oficializa que a inclusão de novos endereços em seu mecanismo de busca priorizará as versões mobile das páginas, independentemente do canal de pesquisa.

O site de busca tem como meta incluir todos os sites nesta regra até setembro de 2020, permitindo assim que os responsáveis pelos sites consigam se adaptar à nova realidade

A priorização determinada pelo Google exigirá que cada site possua duas versões, mobile e desktop, contendo conteúdos idênticos, estrutura de dados específica para cada versão e metadados equivalentes.

Vale lembrar que algumas páginas possuem URLs distintas para as versões desktop e mobile, e poderão continuar a existir, porém precisarão de ajustes técnicos mais específicos, como por exemplo a atualização na tag que indica quantas versões um site possui (Hreflang).

Também será necessário expandir a capacidade dos servidores, pois ele terão que se adaptar ao aumento da taxa de rastreamento.

Os pilares do SEO Mobile

Toda e qualquer adaptação ao SEO Mobile para necessariamente pelo conhecimento sobre seus pilares, divididos da seguinte maneira:

Inspeção

Este pilar consiste em verificar arquivos, softwares e serviços associados ao seu site, pois são os principais elementos utilizados em suas estratégias de produção e divulgação de conteúdo.

Serviço de hospedagem, gerenciador de conteúdo, certificado SSL, imagens, códigos e tag são os elementos que precisam de verificação.

Desempenho

Neste pilar a velocidade do site é o principal elemento. Quanto mais rápido seu site, maior a possibilidade de seus usuários permanecerem na página.

Um site lento e pesado fatalmente aumentará a taxa de rejeição e manterá os usuários distantes, mesmo que possua conteúdo extremamente atrativo.

User Experience(UX)

O terceiro pilar é a experiência do usuário. Aqui a experiência obtida por um usuário ao utilizar um site é determinante. Neste pilar você precisa considerar elementos como velocidade de carregamento das páginas, design, relevância do conteúdo e nível de abertura para interação

SEO local

O SEO local é um pilar que visa proporcionar aos usuários uma grande variedade de serviços que estejam próximos de sua localidade, casando com o comportamento de busca de informações em dispositivos móveis

O portal Think With Google apresenta informações apontando que uma grande parcela das pesquisas realizadas em dispositivos móveis contemplam buscas por serviços e profissionais da região onde o usuário se encontra.

Pesquisas por voz

Este pilar salienta a importância de preparar seu conteúdo para pesquisas por voz. E com o aprimoramento e popularização dos assistentes virtuais as experiências de busca de informações pelos usuários sofreram grande mudança, aproximando os usuários cada vez mais de conteúdos de áudio.

Tecnologia AMP

Definida em inglês como Accelerated Mobile Pages,este pilar recomenda a utilização de tecnologia que permitam a manutenção de páginas aceleradas para aparelhos móveis.

O AMP é um código aberto que tem como objetivo melhorar o desempenho de sites que são lentos e pesados por conta de conteúdo e arquivos utilizados.

Em termos práticos, utilizando esta tecnologia, ao acessar um site o usuário será direcionado para uma versão simplificada desta página.

Naturalmente esta versão é mais rápida, podendo ter a opção de acessar o conteúdo original através de um link disponibilizado no topo da página dependendo do navegador utilizado.

Os pilares do SEO Mobile são fundamentais para que você consiga manter uma relação fiel com seus usuários, já que estes permitem uma experiência agradável, ágil e de confiança.

E já é o momento de você se certificar se o seu site atende as necessidades de seu usuário. Aproveite as informações deste texto e verifique o comportamento de seu site e providencie as correções necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *