Porque produzir conteúdo de valor?

Conteúdo de valor
Conteúdo de valor

Cada vez mais os consumidores têm amadurecido seu comportamento em relação à aquisição de produtos, serviços e conteúdo em geral.

Diante desse amadurecimento, atrair seu público até um produto ou serviço de sua empresa se torna uma tarefa delicada.

De acordo com a sua abordagem essa relação pode se solidificar ou se destruir, com mínima possibilidade de restauração.

Pensando nesse novo tipo de relação entre clientes e empresas, vamos auxiliá-lo com algumas dicas para que você compreenda a importância de um conteúdo e o transforme em seu aliado. A seguir abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é conteúdo
  • A importância do conteúdo de valor
  • Os passos para criação de um bom conteúdo
  • Os benefícios do conteúdo de valor

O que é o conteúdo de valor?

Definido como um conjunto de valores, conhecimentos e habilidades, o conteúdo é o meio de atrair pessoas para algo ou lugar que você deseja.

Dentro das estratégias de marketing digital, o conteúdo é o responsável principal pela atração de possíveis clientes até seu produto ou serviço.

O conteúdo de valor é um conjunto de informações valiosas à uma determinada pessoa. Algo que causará um grande impacto ao ser absorvido. 

Dentro do marketing digital, o conteúdo de valor é o elemento que atua como solucionador de um problema específico de seu público.

Esse conteúdo possui diversos formatos, como ebooks, artigos em blogs, e-mails, infográficos e até mesmo páginas de vendas.

E o conteúdo de valor é o principal elemento utilizado na jornada de compra de seu cliente. Mas porque o conteúdo de valor é tão importante?

A importância do conteúdo de valor

O conteúdo de valor é determinante para que seu público considere ou não a aquisição de seu produto ou serviço.

Imagine que você precisa adquirir um computador. Sua primeira atitude é a de pesquisar na internet quais as características que melhor atendem sua necessidade.

Ao iniciar a pesquisa, diversos resultados são listados e com base nas características elencadas, você escolhe a loja que se enquadra com exatidão.

Agora imagine se ao realizar a pesquisa, todas as informações divulgadas fossem incompletas?

A possibilidade de você adquirir um computador que não atendesse suas necessidades seriam maiores.

O conteúdo de valor é extremamente importante pois permite à qualquer um descobrir que possui um problema, entendê-lo e procurar por soluções.

E neste momento sua empresa estará presente para conduzir o público no processo de descoberta e resolução deste problema. Mas como um conteúdo de valor pode ser criado?

Os passos para criação do conteúdo

Para que a sua criação de conteúdo de valor seja efetiva e traga resultados positivos, você deve considerar alguns passos em sua execução:

Persona

O primeiro passo a ser dado é a definição da persona de seu negócio. A persona é o caracterização do cliente ideal.

A persona lhe fornecerá dados específicos, como nome, idade, estado civil, profissão, dentre outras informações bem detalhadas.

A partir desses detalhes você consegue identificar quais são as necessidade de seu cliente e de que forma seu produto ou serviço pode atuar no atendimento destas necessidades.

Definição do conteúdo

Com base nas informações da persona você pode partir para a definição do conteúdo. Neste momento você precisa tomar cuidado na escolha do conteúdo e seu formato.

Inicialmente você deve produzir conteúdos que ajudem sua persona a identificar que possui um problema. Este é o estágio inicial dela e a oferta de compra neste momento pode decretar o fim desta relação.

Independentemente do estágio da persona, via de regra, os conteúdos mais utilizados são, artigos em blogs, posts em redes sociais, e-book (os famosos livros digitais) e infográficos.

Mencionamos no início do artigo a jornada do cliente. Esse elemento será o balizador sobre o tipo de conteúdo e nível de assunto a ser disponibilizado à sua persona.

Definido o tipo, produza o conteúdo. Capriche na riqueza de detalhes, tornando-o o mais atraente e útil possível.

Material de apoio

Uma vez produzido o conteúdo, você precisa se certificar que todo o suporte necessário para sua divulgação também, esteja pronto.

O fornecimento de conteúdo de valor para seu público possui duas funções claras. A primeira é educar seu público até que ele perceba a necessidade de adquirir seu produto ou serviço.

A segunda é manter um relacionamento aquecido, e isso é possível pois ao fornecer determinados tipos de conteúdos, ebooks por exemplo, você pode solicitar em troca, meios de contato da sua persona, e manter o fornecimento de conteúdo durante a jornada dela em seu negócio.

Canais de divulgação

Neste momento você deve procurar os canais onde sua persona esteja presente. Ao defini-la esta informação será bem perceptível, permitindo divulgar o conteúdo adequado nos canais certos, sejam eles sites, redes sociais ou aplicativos.

Os benefícios do conteúdo de valor

Custo benefício
Custo benefício

Dentre todos os benefícios proporcionados pela produção e utilização de conteúdo de valor 5 se destacam:

Autoridade e Confiabilidade

Ao ajudar sua persona na resolução de problemas você permanece na mente dela como um canal de confiança.

Ao perceber que outras pessoas ao seu redor passam pelo mesmo problema, sua persona tende a indicar sua empresa à essas pessoas, o que gera um maior alcance, e aumento da confiança. 

Essa repercussão tende a aumentar sua reputação e autoridade no assunto abordado, lhe transformando em uma referência confiável.

Relacionamento

O relacionamento com seus clientes apresentará uma grande melhora, pois eles sabem que sua empresa sempre fornece conteúdo e soluções de qualidade, que servem de respostas para seus problemas e necessidades.

Ativos

No médio e longo prazo, o fornecimento de conteúdo de valor faz com que você construa uma base de leads, que tendem a se tornar clientes.

Devido à troca de informações pelo conteúdo de valor, você estabelece uma relação de confiança, que é mantida através do fornecimento contínuo dos conteúdos.

Aumento de público

Devido a especificação de sua autoridade, naturalmente o número de pessoas dispostas a iniciar um relacionamento com seu negócio tende a aumentar, tornando sua marca mais conhecida

Lucro

Por falar à um público maior, a lucratividade de seu negócio terá uma tendência de aumento. Isso também ocorrerá em decorrência da credibilidade e confiança conquistada.

Como você percebeu durante a leitura, a produção de conteúdo de valor é fundamental para o sucesso de seu negócio. Uma empresa terá muitas dificuldades em se destacar no mercado sem essa diferencial.

Compartilhe este conteúdo em sua empresa e apoie a sua aplicação nas atividades cotidianas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *