Produtividade: qual o seu conceito e o que pode impactá-la

Produtividade: qual o seu conceito e o que pode impactá-la
Os impactos da produtividade

Como entender a produtividade e de que forma garantir sua eficiência?

Este assunto recorrente entre empresas e profissionais e não pode ser negligenciado.

Afinal o conhecimento de seu conceito e sua aplicação pode melhorar os resultados individuais e coletivos de um negócio.

Este assunto se torna ainda mais importante quando transportado para o universo digital, onde otimização de processos e criatividade são fundamentais para o bom relacionamento entre empresas e consumidores.

E por isso criamos este artigo. Nele vamos explicar o conceito de produtividade, sua importância quais elementos precisam de atenção pelo impacto negativo que geram.

A produtividade

Capacidade de executar o máximo de trabalho com o menor nível possível de recursos. Assim é definida a produtividade.

Trata-se de buscar a otimização tanto na vida pessoal quanto na profissional, busca que está incorporada ao mindset daqueles que tem como objetivo o sucesso em caráter coletivo ou individual.

A produtividade se conecta ao ponto de equilíbrio entre dois indicadores associados a performance: quantidade e qualidade de trabalho realizado e recursos utilizados para executar o trabalho.

A citação de qualidade e quantidade é necessária pois o sucesso objetivado em uma atividade está associado à sua natureza, ora sendo mais quantitativo e ora mais qualitativo.

Em relação à gasto de recursos o tempo é o de maior valor. Posteriormente são considerados valores financeiros, recursos físicos e de pessoal.

Definição de ser produtivo

Ser produtivo significa apresentar um maior grau de eficiência. E o conceito de eficiência não possui qualquer relação com pressa.

Ser produtivo é estruturar suas tarefas de uma maneira que durante sua execução seja respeitada a ordem de disposição e prioridade.

Desta forma naturalmente o execução ocorrerá da melhor maneira, com respeito à limites profissionais e cumprindo com as demandas de maior relevância.

Tenha em mente que produtividade e seus desdobramentos estão relacionados intensamente ao planejamento e não necessariamente a execução.

Uma pessoa produtiva consegue alinhar suas responsabilidades com disciplina suficiente para cumprir o estabelecido.

A mudança do foco de trabalho para essa linha facilita a visão de oportunidades de aprimoramento do trabalho, independente do âmbito.

Produção x produtividade

Produção é a referência ao resultado de alguma atividade. Diz respeito à capacidade que uma pessoa ou time possui em entregar algo dentro de um contexto específico.

Por outro lado, a produtividade foca no caminho utilizado para concluir a entrega.

Ela permite a visualização da estrutura, ferramentas e estratégia necessárias para lapidar o resultado desejado, através das atitudes de seus produtores.

Elementos que impactam a produtividade negativamente

Além de conhecer detalhadamente a definição de produtividade, é fundamental compreender o que pode afetá-la negativamente.

Afinal, sua ausência pode direcionar uma empresa para um caminho com resultados difíceis de administrar. Conheça os seis elementos que podem impactá-la.

Organização operacional ausente

Uma empresa desestruturada pode inseri-la em um ciclo contínuo e repetitivo.

E consequência é um time desorganizado, sem informações sobre o projeto no qual estão inseridos, além das dificuldades em relação a comunicação e a forte presença do retrabalho.

A entrega de trabalhos de qualidade fica comprometida pela falta de informações consistentes.

Indefinição de responsabilidades

Não definir responsabilidades para os envolvidos em um projeto e criar um gargalo desnecessário no negócio.

Rápidas tomadas de decisões são características marcantes da produtividade e deixar as responsabilidade nas mãos de uma pessoa poderá causar o atraso em decisões que podem ser cruciais para o projeto.

Dificuldade para priorização de tarefas

O planejamento estratégico é fator de grande influência sobre a produtividade antes de uma tarefa ser executada.

Neste momento é fundamental uma enorme capacidade de priorizar o que precisa ser feito e, principalmente, qual a ordem de execução.

Deixar de lado a priorização de tarefas causará uma falsa sensação de produtividade no ambiente, principalmente pela conclusão de atividades de menor complexidade.

Porém no momento de revisão do cronograma a realidade é revelada e passos importantes podem ter sido negligenciados.

Baixo nível de suporte à criatividade

Criatividade é um elemento estimulador de produtividade, seja incentivando qualidade de trabalho baseada em poucos recursos, e também na disposição de ideias que fomentem a realização de processos com maior eficiência.

Um empresa com cultura organizacional oposta ao incentivo à novas ideias além de estagnada, não permitirá a extração máxima de produtividade de seus recursos.

Ausência de apoio tecnológico

A tecnologia é elemento obrigatória em qualquer organização que preza pela produtividade.

A forte presença de tarefas realizadas de maneira mecânica e manual é forte causadora de ineficiência, devido ao consumo do tempo e recursos de profissionais responsáveis por sua realização.

A relevância deste tópico é tanta que a manutenção de uma empresa no topo do mercado sem a presença de uma estrutura de apoio tecnológico é praticamente impossível.

Pouca preocupação com saúde

Ferramentas, processos e tecnologia são elementos relevantes quando o assunto é produtividade, mas nenhum deles terá o efeito esperado sem a ação humana.

São as pessoas que buscam soluções altamente criativas para entrega de grandes demandas.

E como dar vazão à criatividade com a forte presença do cansaço? E a ansiedade e estresse controlando a capacidade analítica e decisória? 

Demonstrar produtividade não, necessariamente, o obriga a fazer o máximo que consegue, mas sim o melhor.

Se uma organização não se preocupar com a saúde dos colaboradores de seu quadro terá a percepção de improdutividade pois terá muito tempo de trabalho empregado mas sem efetividade.

Equilíbrio é a entre obrigações e bem-estar é o elemento chave para garantir a produtividade.

Aproveite estas informações para observar a sua volta e identificar se algum elemento está impactando negativamente a produtividade no ambiente e se é o momento de rever o planejamento definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *