Prova social: por que ela é fundamental em estratégias de vendas?

Prova social: por que ela é fundamental em estratégias de vendas?
Prova social: por que ela é fundamental em estratégias de vendas?

A prova social é um elemento, em estratégias de vendas, que nem sempre recebe a devida atenção.

Seja por falta de conhecimento ou confiança em seus efeitos muitos negócios direcionam seus esforços para estratégias que não envolvem este elemento.

Para acabar com quaisquer dúvidas em torno deste tema vamos abordar neste conteúdo a definição prova social.

Você também saberá a sua importância para as estratégias de venda e relacionamento com clientes e seus principais benefícios.

O que é uma prova social?

Quando um cliente decide realizar um compra sua decisão navega por alguns elementos, e a prova social tende a ser um dos mais relevantes.

A prova social é uma evidência apresentada à um cliente para demonstrar a aprovação de determinado produto ou serviço por outras pessoas que já os tenha utilizado.

É também uma forma de comprovar seu grau de popularidade e afirmar as opiniões que as pessoas possuem sobre a empresa responsável por estes produtos.

A opinião dos usuários pode ser expressada através de redes sociais, reclamações em fóruns, depoimentos, avaliações ou as famosas recomendações “boca-a-boca” entre os mais próximos.

Porém a formação entorno do interesse de uma decisão de compra não se baseia somente em opiniões.

O reflexo de um serviço sobre o comportamento de seus consumidores também pode e deve ser utilizado.

Uma decisão de compra pode se basear no tempo de espera por um serviço ou produto, como um restaurante, por exemplo, o que faz com que as pessoas acreditem em sua qualidade.

Elementos de influência da prova social

A influência provocada pela prova social está condicionada a alguns fatores fundamentais, como por exemplo, escala e autoridade. Nas próximas linhas você vai conhecer todos os fatores.

Escala

A escala, primeiro fator considera a quantidade de pessoas. Os possíveis clientes apresentam maior aceitação ou valorização dos produtos quando estes possuem muitos adeptos.

Quanto mais pessoas falarem de determinado produto, de maneira positiva, maiores as chances de novos usuários se deixarem seduzir.

Similaridade

O segundo fator é a similaridade. As pessoas possuem um tendência de dispensar mais atenção à opiniões semelhantes às suas. 

Aqui o marketing de influência possui muita relevância, exatamente pelo similaridade identificada pelo público.

Ambiguidade

Neste fator apresenta a tendência das pessoas de assimilar com mais facilidade aquilo que é dito pela maioria.

A primeira experiência tende a causar receio, desta forma as pessoas buscam a opinião de outras que já tenha passado por aquele processo.

Atração

O fator atração deixa clara a tendência humana em escutar as palavras daqueles a quem admira.

Por isso a opinião de pessoas próximas, como amigos e familiares são consideradas com muita frequência.

Autoridade

No último fator é considerado, com grande relevância, a opinião de especialistas na questão ou que sejam altamente influentes.

Benefícios na utilização de prova social

A utilização de provas sociais nas estratégias de marketing apresenta diversos benefícios o que pode representar um melhor relacionamento com o público.

A seguir você confere quatro importantes benefícios do uso de provas sociais:

  • Autoridade: provas sociais funcionam como uma espécie de garantia, logo a confiança em sua marca é aumentada o que, aos olhos do público gera mais credibilidade;
  • Aceitação: provas positivas tornam seu produto ou serviço mais aceitável, o que consequentemente resulta em aumento da taxas de conversão e retenção de clientes;
  • Transparência: permitir depoimentos, comentários e estudos de caso em espaço específico deixa claro que a empresa não tem o que esconder, aumentando a confiança do público;
  • Conversões: as conversões são resultado do aumento de autoridade, transparência e aceitação. E o aumento nas conversões resultará em mais possibilidade de geração de provas positivas.

A prova social a favor do negócio

Dentro do segmento de marketing o uso de prova social pode ser conectado ao uso de gatilhos mentais. 

Os gatilhos mentais são técnicas focadas na persuasão, com conexão à elementos emocionais e sociais.

Seu objetivo é a influência sobre as pessoas, direcionando-as para tomada de alguma decisão.

Esses gatilhos são, frequentemente, utilizados em campanhas de marketing e a prova social é considerado desses gatilhos, e direcionado à vendas.

Isso se comprova quando uma empresa mostra à seus clientes e leads que eles não são os únicos em determinada situação.

A prova social mostrará que eles podem pertencer a determinado grupo, com benefícios e regalias que não são proporcionados para os não integrantes.

A sensação de pertencimento à um grupo privilegiado, além de facilitar a identificação social fará com que as dúvidas diminuam no momento da tomada de decisão.

O objetivo de sua empresa deve ser a apresentação ao público das coisas que acontecem ao seu redor.

O ser humano precisa se sentir parte do todo, o que facilita o processo de decisão.

Conhecer o poder provocado pela prova social é uma possibilidade de crescimento de seus negócios.

Agora que você percebeu os elementos que compõem a prova social, sua importância e de que forma eles atuam sobre este método é hora de agir.

Revise as estratégias de vendas de seu time, valide se os resultados estão dentro do esperado ou se devem melhorar.

Compartilhe este conteúdo com sua equipe e ratifique a importância da utilização de provas sociais para atrair e reter mais clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *