Reddit: conheça esta plataforma e saiba como utilizá-la

Reddit, a plataforma de troca de conteúdos!
Reddit, a plataforma de troca de conteúdos!

Criado em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian, o Reddit é uma fusão entre fóruns e rede sociais, possuindo um foco majoritário no fornecimento de conteúdo, deixando as imagens para segundo plano, e opondo-se ao foco das grandes redes sociais.

O diferencial do Reddit

O foco no conteúdo acaba por ser um grande diferencial do Reddit, pois permite que usuários, principalmente aqueles que trabalham com produção de conteúdo, utilizem essa ferramenta como auxílio, até mesmo na relação com seus clientes.

Outro grande diferencial do Reddit, é a liberdade dada aos usuários, que são os responsáveis pelo o que é ou não relevante dentre os assuntos postados.

Funcionamento do Reddit

A sistemática do Reddit é bem simples. Uma vez cadastrado na ferramenta, você terá disponível uma lista de tópicos com conteúdos sobre os mais variados assuntos ao redor do mundo.

Os conteúdos com melhores avaliações ficam dispostos no topo das colunas, enquanto os com piores avaliações ficam na base da lista.

Sistema de avaliação

A metodologia de avaliação é bem simplificada. Dentro de cada conteúdo (tópico) é disponibilizado, através ícones, o sistema de avaliação.

O ícone upvote é utilizado pelo usuário para avaliar positivamente um conteúdo. O ícone downvote é utilizado pelo usuário para avaliar negativamente um conteúdo.

Apesar de sua simplicidade, a eficácia na avaliação das postagens é alta, permitindo que as postagens melhor avaliadas tenham destaque por maior tempo, ao contrário das postagens com piores avaliações.

Devido a avaliação de conteúdos estar nas mãos dos usuários, a cada entrada na ferramenta você vai se deparar com assuntos engraçados, curiosos e interessantes.

Esta metodologia acaba por impedir que a repetição de assuntos ocorra, pois deixa a plataforma mais dinâmica.

Divisão em comunidades

O Reddit se divide em comunidades, de acordo com seus conteúdos, chamadas de sub-Reddits, e o seus interesses é que vão determinar as comunidades que você irá seguir.

Esta funcionalidade traduz mais um ponto importante e de diferenciação com relação à fóruns e redes sociais, a sua personalização.

Ao seguir uma comunidade, ela será destaque em sua home page, sendo assim você pode personalizá-la com assuntos que sejam de seu interesse.

O Reddit poderá e deverá ser uma representação de sua personalidade, as comunidades que você seguir, possuirão outros seguidores com os mesmos interesses que os seus.

Este fator junto ao sistema de avaliação, permitirá que além de encontrar bons conteúdos, você possa debater com pessoas que possuam interesses em comum com você, além de ampliar seus relacionamentos e networking.

As comunidades

As comunidades no Reddit possuem os mais variados assuntos, de atualidades, memes e sátiras até perguntas que possuam ou não possuam respostas.

A diversidade é muito grande, tornando a procura um tarefa bem desafiadora.

Anonimato

Diferentemente de outras redes sociais o Reddit incentiva e permite o anonimato, não exigindo dados pessoais detalhados para sua utilização.

O ponto negativo

O grande ponto negativo do Reddit está no fato de a ferramenta ter 90% de seu conteúdo publicado em inglês.

No Brasil, onde o percentual de fluência em inglês é baixo, aproximadamente 5%, se torna um enorme desafio utilizar uma plataforma que possui a maior parte de seus conteúdos em outra língua.

Este é uma dos motivos da plataforma não ser tão difundida no Brasil, apesar de suas ótimas funcionalidades.

Criação da conta

Para criar uma conta no Reddit basta acessar a plataforma e localizar o menu Sign Up, localizado no lado superior direito da página  inicial.

Informe um endereço de e-mail válido e na sequência informe um nome de usuário (caso já exista a plataforma avisará) e uma senha de acesso. Em seguida acesse seu e-mail para validação de sua conta.

Lembrando também que a plataforma possui APP disponível para download conforme o sistema operacional de seu smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *