Empreendedor: saiba como dar mais atenção à sua saúde em 10 passos

Maior atenção com sua saúde
Maior atenção com sua saúde

Cuidar da saúde, ainda mais para o empreendedor, pode ser uma atividade das mais difíceis, e por isso, é costumeiramente deixada de lado.

Por mais atribulada que seja sua vida profissional, deixar de cuidar da saúde pode provocar danos irreversíveis.

Desta forma, para lhe auxiliar neste momento, apresentamos nos próximos parágrafos 10 dicas para lhe ajudar a ter um maior controle sobre sua saúde.

Controle de emoções

O tempo e a energia despendidos na administração de um negócio é enorme, nos fazendo debruçar somente sobre esta atividade.

E como resultado desta atitude, apresentamos sentimentos comuns nesta situação. Isolamento e ansiedade são exemplos frequentes.

O ideal neste momento é reservar, um tempo para se encontrar consigo mesmo, analisando e entendo suas emoções e sensações.

Baseado nesta reconexão será possível entender e solucionar os problemas de ordem emocional que aparecerão.

Bom humor

A diminuição da pressão sanguínea, redução da ansiedade, a melhora na respiração e sistema imunológico são alguns dos efeitos do bom humor em sua saúde.

O ideal é que o bom humor esteja presente o tempo todo em sua rotina, mas nem sempre é possível.

Procure, sempre que possível, rir dos problemas e praticar a positividade a todo momento, mesmo que não esteja habituado. 

Atividade física

Sabemos que o tempo é muito precioso para um empreendedor, mas procure adicionar à sua atribulada agenda a prática de atividades físicas.

Comece com 30 minutos e tente aumentar a duração sempre que possível. Mantenha uma rotina diária de exercícios físicos.

Além de deixar de lado o sedentarismo e aumentar sua resistência física, o mau humor tende a desaparecer, diminuindo naturalmente os níveis de estresse.

Contato com pessoas

Imerso nas atividades e compromissos assumidos no trabalho, é comum deixar de lado familiares e amigos, porém trata-se de uma atitude inaceitável.

É fundamental passar o tempo que for necessário com sua família e seus amigos. São eles que renovarão suas energias, através de conversas e muito carinho.

Nestes momentos, procure, se desconectar do trabalho, e principalmente de equipamentos tecnológicos, como aparelho celular e computadores, por exemplo.

Aquisição de conhecimento

A diminuição do envelhecimento cognitivo está diretamente ligada ao aprendizado de coisas novas. Esta é uma ótima razão para dedicar parte de seu tempo à absorção de novos conhecimentos.

Mesmo que você dedique a maior parte de seu tempo ao trabalho mental, conhecimento é sempre bem vindo.

Independentemente de sua preferência, incorpore a sua rotina a aquisição de novos conhecimentos, mesmo se for somente para utilização no ambiente pessoal.

Alimentação regular

Em meio à uma rotina atribulada, uma alimentação mais prática e rápida se torna sua principal opção. Porém é uma erro gravíssimo.

O ideal é manter a regularidade na alimentação, dando preferência à alimentos saudáveis e que tenham efeitos positivos, principalmente em sua atividade mental. Esta opção também trará benefícios ao seu sistema imunológico.

Descanso

Um exercício fundamental para você é aprender a identificar os momentos de cansaço de seu corpo e providenciar o descanso necessário.

A recomendação é que seu sono dure pelo menos 8 horas, mas cada organismo reage de uma forma à este número.

Procure se desligar dos aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de você ir para sua cama. Desta forma você diminui os estímulos visuais e auditivos, diminuindo também o ritmo de seu organismo.

Autocontrole

A inteligência emocional é fator muito importante para manutenção de um bom estado de saúde, mas para um empreendedor é fundamental.

Evite deixar as coisas se acumularem em sua cabeça. Uma forma de manter a mente vazia é organizar suas ideias em um papel.

Criação de agenda

Uma agenda permitirá que você organize melhor suas atividades pessoais e profissionais, distribuindo-as da melhor maneira.

Diante de tantos compromissos um rotina estável auxilia em seu controle emocional e cumprimento de atividades. Estabeleça horários plausíveis para cada atividade.

Agenda para sua saúde

Estabeleça o compromisso de consultar regularmente seu médico, realizando os exames necessários e identificando como anda seu corpo e as providências precisam a serem tomadas

Ao seguir estes passos você estará assumindo um compromisso com sua saúde e determinando uma prioridade em sua vida. Desta forma, naturalmente sua saúde tende a entrar em um ritmo mais adequado.

Coloque em prática estas dicas e compartilhe conosco os resultados. Ficaremos felizes em saber como anda sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *