Segurança digital: conheça e descubra sua real importância

Descubra o que é segurança digital e qual sua importância
Segurança digital: conheça e descubra sua real importância

A segurança digital, em meio a velocidade de evolução da tecnologia, deve estar entre as principais preocupações de seu negócio.

E por evoluir rápido e com força, a tecnologia expõe diversas vulnerabilidades existentes no mundo digital.

Portanto sabe em detalhes como se proteger é a principal forma de evitar possíveis danos ao seu site e seus negócios.

Para isso vamos explicar através deste conteúdo o que é a segurança digital e porque ela é tão importante em suas atividades.

A segurança digital

Segurança digital é um termo utilizado em referência à proteção de informações em ambiente virtual. E esta proteção ocorre através do uso de ferramentas que preservam a identidade do ambiente.

Além disso a segurança digital garantem a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados e dos documentos associados.

Quando utilizamos um site como principal cenário a segurança está associada diretamente à proteção de dados dos clientes e fornecedores, bem como as demais informações referentes ao seu negócio.

Desta forma será possível garantir a dinamicidade, escalabilidade e mobilidade. E esta garantia só é possível pois a segurança digital se pauta em 3 pilares para estruturação de seu mecanismo:

  • Confidencialidade: este elemento está relacionado à privacidade dos dados utilizados pela empresa. Aqui as informações confidenciais e sensíveis serão preservadas evitando invasões e roubos;
  • Disponibilidade: aqui é considerado o tempo e a acessibilidade aos documentos e arquivos da empresa, que necessitam de constante consulta;
  • Integridade: este elemento tem por objetivo garantir a consistência, precisão e confiabilidade de dados e sistemas durante os processos realizados ou o ciclo de vida. Neste item também é realizada a sinalização de armazenamento de dados exatamente como foram criados.

A importância da segurança digital

A abrangência da proteção de informações engloba desde os ativos digitais, como documentos e softwares, por exemplo, até hardwares, como servidores e dispositivos de armazenamentos, dentre outros.

A atuação da segurança digital vai além da preservação em casos de invasões e ameaças externas. É necessário impedir que informações sejam vazadas ou outras adversidades.

Desta forma, além de garantir a integridade das informações armazenadas você estará cumprindo o que determina a LGPD e mantendo sua reputação e confiabilidade em seu ramo de atuação.

Softwares maliciosos, mensagens fraudulentas através de emails, ataques de negação de serviço, spywares, programas criados para causar danos nos equipamentos, os famosos cavalos de tróia e os ransomwares são as principais ameaças à segurança de seus dados.

Uma invasão e quebra da integridade de seu negócio pode representar uma perda financeira na casa de bilhões de reais, além de reduzir drasticamente o nível de confiança de seus usuários.

Desta forma estabelecer um nível mínimo de segurança significa poder manter um ambiente que lhe permita trafegar as informações necessárias para um ciclo de vida saudável.

A segurança digital não deve ser vista como um conjunto de determinações limitadoras e sim como um meio para garantir que seu negócio possa sobreviver, permitindo que seus usuários confiem no serviço disponibilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *