Como você pode transformar oportunidades através do mindset?

Como você pode transformar oportunidades através do mindset?
Transformação de oportunidades através do mindset

O sucesso em qualquer segmento na vida depende, dentre outros fatores do mindset.

Este termo, em voga principalmente na área profissional, requer muita compreensão para ser utilizado da melhor maneira.

Mas o que é o mindset? Muitas dúvidas surgem na abordagem deste assunto, pois trata-se de um elemento de vital importância para aqueles que desejam trilhar um caminho de conquistas.

Neste artigo vamos trazer os detalhes em torno deste assunto. Vamos explicar o que é mindset, como se divide e de que maneira pode ser melhor utilizado.

O mindset e sua definição

Mindset é um terminologia de origem inglesa que possui significado bem próximo ao da expressão mentalidade.

Este termo em português representa a predisposição de pessoas, organizações e sociedades para determinados pensamentos e comportamentos.

Seria como comparar o mindset ao sistema operacional de um smartphone se sua mente fosse um dispositivo móvel.

Este exemplo demonstra a ação do mindset, que é responsável por determinar o funcionamento de suas ações de acordo com as diferentes áreas de sua vida.

Carol Dweck, professora de psicologia e pesquisadora da Universidade de Stanford e principal referência no assunto afirma que o mindset é responsável por exibir os lados otimista ou pessimista de enxergar várias situações de vida  e de que forma deve se portar perante elas.

Isto significa dizer que esta mentalidade atua como uma espécie de espelho da alma de cada pessoa.

Ela retrata a forma como o mundo é visto e também qual resposta será produzida diante dos pensamentos surgidos.

Ainda segundo Carol Dweck mais que um mero traço de personalidade, o mindset equivale a um ressignificação das experiências humanas em determinado momento.

Pois as vivências humanas, de alguma maneira, interferem continuamente em suas decisões.

Tipos de mindset

As pesquisas realizadas pela professora Carol Dweck apontaram que, pelo viés do mindset, as pessoas tendem a ser separadas em dois grupos específicos.

Esses grupo são apontados como tipos de mentalidade de acordo com suas características e são denominados mindset fixo e de crescimento (também chamado de progressivo ou crescente).

Mindset fixo

O mindset fixo está presente em pessoas que possuem a crença de que as coisas são exatamente do jeito que são e fim.

Um exemplo é a afirmar que um pessoa é inteligente somente porque essa característica nasceu com ela, definindo-a apenas como um dom ou talento.

Este tipo de mentalidade é uma maneira atribuição do fracasso ou sucesso ao acaso e não ao esforço e dedicação de cada pessoa em torno do aprendizado e desenvolvimento de determinada habilidade ou característica.

Através deste pensamento, o seu proprietário atua na desvalorização do esforço alheio, uma vez que o resultado estaria condicionado à elementos externos, como dom por exemplo.

Um efeito deste pensamento é a limitação do crescimento profissional e pessoal, já que pessoas e organizações tendem a permanecer na zona de conforto, descartando qualquer possibilidade de esforço.

Imagine-se iniciando uma aula de artes marciais, sem nunca ter estado sobre um tatame.

Evidentemente que após a primeira aula você ainda estará distante da execução perfeita dos movimentos.

Se o possuir o mindset fixo sua tendência é de acreditar que não tem habilidade ou talento para esta atividade.

Mindset de crescimento

Contrariando a mentalidade fixa, existe o mindset de crescimento, que estimula a crença de que habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas através de dedicação e esforço.

Manter este tipo de mentalidade permite que as pessoas enxerguem os desafios e obstáculos presentes no caminho como chances para aprender e crescer.

O mindset de crescimento defende a crença de que inteligência, bem como dotes artísticos, físicos e musicais estão condicionados ao empenho e não ao talento.

Este tipo de mentalidade permite, às pessoas, a liberdade para buscar soluções e se superarem no alcance de um objetivo.

Isso se deve a ruptura com as possibilidades de erros ou a impressão de falta de inteligência, pois passam a ser características integrantes de um processo para alcance de determinado objetivo.

Ainda utilizando como exemplo a aulas de artes marciais. Se você possui uma mentalidade de crescimento, após realizar a primeira aula você perceberá que precisa permanecer nas aulas.

Isso porque a execução de cada movimento será aperfeiçoada, através da repetição, tornando um atleta apto às maiores dificuldades deste esporte.

Utilização do mindset para transformação de dificuldades em oportunidades

Cada vez mais as pessoas devem se atentar às oportunidades que lhe são apresentadas, principalmente pelo de que nem sempre haverá uma segunda chance.

E dificilmente alguém conseguirá escolher o momento exato para chegada dela.

Muitas vezes uma dificuldade pode ser a oportunidade que você está esperando para testar sua capacidade de persistir.

Desta forma é fundamental que você esteja preparado para agarrar a oportunidade assim que ela aparecer.

É esta visão que, basicamente, separa as pessoas vencedoras daquelas que se rendem ao primeiro sinal de dificuldade.

Procure reconhecer seu comportamento e identificar o tipo de mindset que você pratica. Isso pode determinar como será seu caminho rumo a busca dos objetivos.

E não desanime se neste momento sua mentalidade é fixa. É importante que primeiro você reconheça quais as sua limitações para posteriormente buscar soluções para elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *