Como utilizar o WhatsApp Business no relacionamento com clientes

WhatsApp
WhatsApp

Disponibilizado em 2018 para Android, o WhatsApp Business surgiu como mais uma ferramenta para criação e consolidação do relacionamento entre clientes e empresas.

De fato o app pode ser fundamental para o engajamento de leads e clientes, porém, se utilizado de forma incorreta poderá ter efeito contrário.

Diante desta possibilidade, apresentaremos neste artigo algumas orientações sobre como utilizar o WhatsApp Business na sua gestão de relacionamento.

Você também poderá conferir as principais diferenças entre as versões pessoal e  profissional e alguns de seus benefícios.

O WhatsApp e sua atual realidade

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil. Dos usuários de smartphones, 63% possuem o WhatsApp instalado e ativo em seu aparelho.

Diante desta realidade, a gestão de relacionamento das empresas tende a se solidificar com o auxílio do app.

Porém seu uso requer alguns cuidados que garantam o seu reconhecimento como mais um canal útil de comunicação.

Benefícios do WhatsApp Business

Dentre os benefícios mais importantes que o WhatsApp Business proporciona às empresas, podemos citar os seguintes:

Maior customização da conta

Diferentemente da versão pessoal, o app Business permite que você, durante o processo de configuração da conta, utilize recursos mais específicos.

É possível associar à conta mais dados de contato, como endereço, área de atuação, horário de atendimento, e-mail e o site de sua empresa.

Ainda em relação à configuração da conta empresarial, o app permite que você utilize um número de telefone fixo.

Uma grande vantagem neste ponto é a possibilidade de utilização dos ramais de seus vendedores para associar à conta no app.

Também é possível realizar uma segmentação de seus clientes, pois o app permite criar marcações como novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado.

Desta forma você consegue iniciar uma segmentação dentro do próprio app.

Canal de comunicação ágil

O app pode se tornar um canal de comunicação que permita uma interação mais ágil entre clientes e empresas.

Por estarem acostumados à utilizar o app em sua versão pessoal, os clientes tendem à aguardar uma resposta mais rápida para seus questionamentos, deixando de lado a longa espera em filas de atendimento, sejam presenciais ou ligações telefônicas.

Bom relacionamento

O bom relacionamento desponta como principal benefício na utilização do WhatsApp Business, pois permite uma drástica redução de ruídos na comunicação entre clientes e empresas.

O contato se torna mais assertivo e menos burocrático, deixando um imagem muito positiva perante seus clientes.

As 5 melhores práticas na utilização da ferramenta

Procure se atentar para as 5 dicas à seguir. Elas podem garantir, além da agilidade no seu atendimento, o aumento da confiança e gratidão de seus clientes, que perceberam a disposição de sua empresa em dar o devido suporte do início ao fim do processo.

Seja um suporte e não um vendedor

Procure deixar claro ao seu cliente o foco da disponibilização do WhatsApp Business como uma ferramenta de auxílio e suporte no relacionamento com sua empresa.

Seu cliente ficará feliz em saber que possui mais um canal de apoio e contato com a sua empresa e que poderá ser ouvido.

Follow up e contatos rápidos

Faça do app uma ferramenta de acompanhamento e contatos rápidos. O app é ideal para confirmação de presença ou ausência em reuniões, ou acerto de detalhes pontuais, que não precisam necessariamente de um documento formal, como um e-mail.

Acompanhe entregas

O app será de grande ajuda no acompanhamento das entregas de seu cliente.

Pode ser muito mais ágil e proativo você se comunicar com funcionários de seus clientes que estejam diretamente ligados à entrega dos produtos ou serviços adquiridos.

É comum que no contato com seus clientes você tenha acesso à funcionários chave no dia dia deles.

Esse contato permitirá que você evite possíveis desgastes devido, por exemplo, à algum produto que esteja preso com a transportadora.

E seu cliente verá que você está preocupado não somente com a venda, mas com sua satisfação em todo o processo.

Resolução de problemas

Ainda conectado ao relacionamento, o suporte à resolução de possíveis problemas é fundamental para garantir uma boa impressão por parte de seus clientes.

Ninguém, ao adquirir um produto ou serviço, espera passar por problemas, mas eles podem acontecer. Os imprevistos sempre estão presentes.

Neste cenário, a utilização do WhatsApp Business serve não apenas para identificar o problema e contorná-lo, mas também para mostrar à seu cliente a atenção que a empresa dispõe à ele.

Você poderá agilizar a abertura de um processo interno de reclamação ou restabelecimento de serviço, e acompanhar o seu status até a sua resolução.

Indicação de bons conteúdos

Por fim, o WhatsApp Business pode ser um excelente canal para indicação de bons e necessários conteúdos para seu cliente.

Através do app você poderá tornar a jornada de compra de seu cliente quase imperceptível para ele.

A indicação de bons conteúdo poderá levá-lo até seus produtos sem que ele se dê conta, apenas identificando quais são suas necessidades.

Como você pode acompanhar nos tópicos apresentados, se utilizado com cuidado e correção, o WhatsApp Business pode se tornar uma excelente ferramenta na experiência do cliente com sua marca.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seu time e o incentive a utilizar o app para encantar seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *